A Defesa Civil da região de Passo Fundo, por meio da Força Voluntária Norte Gaúcho e Alto Uruguai, mobiliza os 76 municípios de abrangência para ajudarem com doações às famílias atingidas pela passagem do ciclone no Rio Grande do Sul na madrugada de sexta-feira (16). A mobilização iniciou nesta segunda-feira (19).
Até o início da tarde desta segunda-feira, o número de mortos subiu para 14, além de uma pessoa estar desaparecida. Segundo a Defesa Civil, 2,1 milhões de pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pela passagem do ciclone extratropical.
De acordo com o coordenador da regional de Passo Fundo, Major Darci Bugs Júnior, existe uma união de forças voluntárias da região Norte, centralizada em Passo Fundo, e do Alto Uruguai, em Erechim, para recolhimento de cobertores, roupas, calçados e materiais de limpeza.
— Várias forças voluntárias estão ajudando neste momento. O que mais se precisa neste momento são roupas quentes, cobertores e materiais de limpeza, porque agora as pessoas começam a voltar para suas casas e vão fazer a limpeza dos locais — destaca o coordenador, que está trabalhando no Quartel General de Emergência (QG) montado em Osório, no Litoral Norte, desde domingo (18).
Em Passo Fundo, os pontos de doação da Força Voluntária são na Defesa Civil, localizada na rua Scarpellini Ghezzi, no bairro São Cristóvão, em anexo ao 3º Regimento de Polícia Montada (RPMon), e no Corpo de Bombeiros, na Rua Independência, no Centro, ou ainda pelo canal direto para buscar e receber doações (54) 99173-5125.
Em Erechim, a maior concentração de doações é na Defesa Civil do município.
Nos municípios da região, a comunidade pode doar na sede da Defesa Civil municipal e no Corpo de Bombeiros e Brigada Militar de cada município.
Segundo Bugs, a primeira leva de doações deve ser reunida até quarta-feira (21) e enviado até o QG, em Osório. A segunda leva está prevista para ser encaminhada entre sábado (24) e segunda-feira (26).
Ações paralelas
Em Passo Fundo, a empresa Naação - Impacto Social também é parceira da Defesa Civil regional e coleta roupas e materiais para ajudar as famílias atingidas no Estado.
Os pontos de coleta são o Corpo de Bombeiros; a sede da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócio de Passo Fundo (Acisa), na rua Antônio Araújo; Mega Atacado, próximo ao trevo do Ricci; Loja do Esporte Clube Passo Fundo, no Estádio Vermelhão da Serra; e IRC Corretora de Seguros, na rua Morom.
Podem ser doados roupas e calçados, alimentos, itens de higiene e limpeza e cobertores.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: