Até julho deste ano, as paradas de ônibus de Passo Fundo devem começar a passar por reformas, por meio do programa municipal Ponto de Qualidade. As obras serão efetuadas pela empresa vencedora do processo de licitação, que será responsável pela instalação de novos abrigos e melhorias dos existentes.
As mudanças devem beneficiar a média de 750 mil passageiros que utilizam mensalmente o transporte coletivo. O número se refere à quantidade de viagens realizadas, e não ao número individual de passageiros. Catherine da Silva, 18 anos, é usuária frequente desse meio de transporte há quatro anos e pondera que as paradas não estão em bom estado:
— A gente que pega ônibus todos os dias vê que muitas paradas não tem banco, não tem cobertura, ou muitas vezes têm furos, e aí fica com goteira quando chove. Esses lugares também tem que ser de conforto, que dê para sentar e ficar protegido.
São mais de mil pontos de ônibus no município, que poderão passar por reparos conforme demanda, de acordo com informações do secretário de Transporte e Serviços Gerais, Alexandre de Mello. Através do contrato firmado entre a empresa e a administração municipal, também será possível adquirir até 70 novos abrigos completos, nos modelos básico, concha e conceito.
— As intervenções que serão realizadas oferecerão à população estruturas de proteção e conforto ao passageiro enquanto ele espera o transporte — afirma Mello.
Os serviços previstos no contrato contemplam a instalação de abrigos novos, reforma de abrigos existentes, instalação de chapas traseiras e laterais e, quando possível, pintura das estruturas, colocação de bancos e, onde necessário, a construção de piso.
A secretaria não respondeu se há prazo para conclusão das obras. Durante a reforma dos espaços, serão sinalizados temporariamente locais próximos para auxiliar no embarque e desembarque dos passageiros.
Paradas modernizadas
O programa municipal prevê, também, a instalação de paradas modernizadas em locais com grande fluxo de pessoas. Serão paradas com iluminação, pontos de energia para carregamento de equipamentos, acesso à internet e painel de informações.
Também é avaliada a colocação de placas de energia fotovoltaica. O secretário de Planejamento, Giezi Schneider, pontua que, para esse modelo de paradas, será divulgado um novo processo licitatório.
Quais serão os primeiros pontos modernizados:
- Praça Marechal Floriano;
- Clube Comercial;
- Praça Tochetto;
- Colégio Protásio Alves;
- Museu Ruth Schneider;
- Antiga sede da UPF Idiomas.