Passo Fundo registrou a menor temperatura do ano, nesta quinta-feira (20). Durante a madrugada os termômetros marcaram 6°C. No início da manhã a temperatura caiu ainda mais, chegando aos 5°C, com sensação térmica ficando próxima a 0 grau.
Para quem acordou cedo, o frio foi um adversário para sair da cama. O jeito foi buscar alternativas para se esquentar.
A frentista Janete Catarina optou por um bom café pra se aquecer. Logo que chegou ao trabalho, ela também dividiu o chimarrão com o amigo José Prestes.
— Levantar cedo já é difícil, e com frio ainda, fica mais complicado. Para esquentar só com muito café e chimarrão mesmo — afirma.
Para seu José, as temperaturas de inverno poderiam esperar um pouco mais para chegar:
— Eu não sou o maior fã da estação, mas não tem o que fazer, temos que encarar. O jeito é tomar muito chimarrão e se agasalhar bem — completa o aposentado.
Algumas pessoas precisaram encarar a madrugada trabalhando. É o caso da camareira Emari Duarte.
— Hoje estava bem complicado. O frio dificulta até pra fazer as atividades. Perdi as contas de quantas xícaras de chá tomei. Assim que chegar em casa vou para baixo das cobertas, porque à noite tem mais — pontua a camareira.
Mas, o frio não é uma dificuldade para todos. Para muitos, "o frio é psicológico", como afirma a jovem Bruna Pereira, que passeava com o cachorrinho na praça central da cidade às 7h da manhã:
— Acordei às 5h30min e fui para academia. Nem cogitei em não ir, por causa do frio, acho que é tudo uma questão da mente mesmo. Confesso que não gosto do frio, mas encaro numa boa — relata a jovem.
Conforme o Climatempo, as máximas ao longo desta quinta-feira não devem superar os 18°C em Passo Fundo.
O feriado de sexta-feira (21) deve ser marcado mais uma vez pelo frio, mas as temperaturas devem subir mais. A variação térmica deve ficar entre 5°C e 23°C.