A frente fria que chegou ao RS nesta semana fez com que os moradores da Serra tirassem os casacos pesados do armário para encarar a manhã desta quinta-feira (20). A menor temperatura do ano no Estado, segundo a Climatempo, foi registrada em Vacaria.
A cidade dos Campos de Cima da Serra registrou 3,3°C por volta das 2h. No termômetro na praça General Daltro Filho, na área central do município, o termômetro marcava 2°C por volta das 5h.
Taxista na cidade há 49 anos, Luiz Marley Busin, 77 anos, trabalha na ponto Guarani, bem próximo da Catedral Nossa Senhora da Oliveira, e sentiu o frio desta manhã:
— A gente sente mais porque é o primeiro frio do ano.
Moradora do bairro Glória, Carla Pedroso 47, caminhava apressada por volta das 6h. Ela estava bem agasalhada, mas mesmo assim sentia frio:
— Estou indo para o trabalho. Esfriou bastante de ontem (quarta-feira) para hoje (quinta-feira). Não gosto do frio, mas estou acostumada.
Natural de Bom Jesus, Elisângela Hoffmann, 45, chegou em Vacaria por volta das 6h desta quinta para acompanhar a mãe em uma consulta médica.
— Em Bom Jesus também estava bem frio. Eu não gosto de dias assim, mas já estava na hora de encarar a estação — disse.
Para se esquentar, ela conta que não dispensa o fogão a lenha e um café bem quentinho:
— Em casa fico ao redor do fogo e na rua tem que se agasalhar muito: casaco, touca, manta e luva. Ah, esqueci a manta! — diz enquanto tenta aquecer as mãos.
Ainda segundo a Climatempo, em São José dos Ausentes os termômetros marcaram 4° por volta das 6h. A temperatura pode diminuir mais um pouco ao longo do dia, mas não deve ter registro de temperatura negativa nesta quinta.
Frio até para que está acostumado
Até mesmo quem é acostumado com o frio sofreu com as baixas temperaturas desta quinta na Serra. Anapio Donizete Pereira, 47 anos, proprietário da Fazenda Monte Negro, em Ausentes, viu o termômetro marcar 3,8°C neste início de manhã.
— Sou morador do ponto mais alto e mais frio do RS, mas hoje foi difícil de aguentar — brinca ele.
Sérgio José Baum, 52, também morador de São José dos Ausentes, estranhou a falta de geada nesta quinta. Ele reside no distrito de Silveira:
— O frio e o vento na quarta-feira foram mais intensos, e choveu também.
O policial militar de Gramado Angelo De Zorzi acordou cedo pra levar os filhos, Bernardo, 10, e Eduarda, oito, à escola e, pelo celular, viu que por volta das 7h estava fazendo 8°C na cidade. Por isso resolveu agasalhar bem as crianças.
— Parece que esse primeiro frio castiga mais — acredita.
Ao longo da manhã, por volta de 10h, já com o sol aparecendo, os termômetros da área central de Gramado marcavam 11ºC. Segundo a Climatempo, a mínima nesta quinta foi de 4°C no município.
Em São Francisco de Paula, os termômetros amanheceram marcando 4,7ºC. Josiele Silva, moradora das proximidades do lago São Bernardo, diz que o frio é bom para o turismo na região. Ela trabalha na área da comunicação da prefeitura e afirma que o movimento de turistas aumenta muito nesses finais de semana de frio intenso.
— Mais frio, mais turistas, principalmente se o frio chega mais cedo. Se tiver previsão de geada ou neve, então, aumenta muito o movimento — complementa.
Final de semana será frio
As temperaturas não devem subir mais entre a sexta (21) e o domingo. Na região de Gramado, a sexta e o sábado devem ser ensolarados e com pouca chance de chuva. A mínima no final de semana deve ser de 8ºC e a máxima de 23ºC. Domingo deve ser um pouco mais quente, com máxima chegando aos 24ºC.
Já na região de São José dos Ausentes, a chuva deve aparecer no sábado. Por lá as temperaturas vão variar entre 4ºC e 19ºC.