O feriado prolongado de Tiradentes trará consigo a primeira massa de ar frio intensa deste outono, com previsão de temperaturas negativas na Serra, segundo meteorologistas da Climatempo. A notícia gera entusiasmo entre os apaixonados pelo inverno. É como se fosse o pontapé inicial para uma das melhores épocas para o turismo da região.
O Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (Sindtur) projeta, segundo o presidente Cláudio Souza, uma ocupação de leitos acima dos 84% na rede hoteleira neste feriadão. Nas cinco cidades que integram a região, são mais de 30 mil leitos, boa parte deles em Gramado.
— Estamos com melhoras crescentes mês a mês. Com o feriado e o frio juntos, potencializa bastante a região — diz Souza.
Em relação ao ano passado, de acordo com o presidente do Sindtur, os números ficaram abaixo do esperado porque o feriado caiu numa quinta-feira — a porcentagem de ocupação dos hotéis não foi detalhada.
As baixas temperaturas atraíram visitantes da Região Metropolitana e de Santa Catarina, de acordo com o supervisor de recepção da rede de hotéis Laghetto em Canela, Diego Mendes da Silva. De a sexta-feira (21) até o domingo (23), a ocupação prevista está em 100%.
— Nos meses de abril e maio, todos os finais de semana temos uma ocupação acima dos 90% — salientou Silva.
Flaviana Chioquetta Yamaguchi, gerente de marketing da rede Laghetto, salienta que há dois tipos de público: aquele que vem para conhecer a Serra e outro que viaja somente para apreciar o clima.
— Temos quem vem pelo frio, que já conhece a região, então quer curtir o hotel, a área de lazer, sair pra comer fondue, tirar foto na neblina, com cachecol, gorro — elenca Flaviana.
A Secretaria de Turismo do Estado aguarda 2,3 milhões de pessoas circulando apenas por Gramado, entre os meses de junho e julho deste ano. São números que ajudam o Sindtur a projetar, até o fim do inverno, um grande movimento na rede hoteleira da Região das Hortênsias, especialmente aos finais de semana e em datas comemorativas
— Sobre julho é cedo para fazer previsões, mas deverá ser uma boa temporada — se anima Souza.
Pinhão e lareira
A gerente do Hotel Morada das Glicínias em São José dos Ausentes, Cássia Rovaris, destaca que desde a sexta-feira a ocupação também já está e 100%. A Páscoa, segundo ela, foi a única data comemorativa que não movimentou a rede hoteleira local.
— Aqui só está faltando a neve porque o frio já está forte, parece inverno — brinca Cássia.
A turismóloga Tuani Velho, integrante do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Região dos Campos de Cima da Serra (Condesus), ressalta que a rede de hotéis da região também tende a ter quase 100% de lotação nos finais de semana do outono e inverno. São José dos Ausentes, por exemplo, é destino que envolve a natureza, segundo ela, portanto, é um turismo de passeios ao longo do dia e de aconchego à noite:
— Aqui estamos na época de pinhão e isso agrada muito os visitantes, eles ficam em frente às lareiras, tomando vinho e aproveitando a culinária.
Na contramão de outras redes, o Hotel Village em São Francisco de Paula projeta um feriado tranquilo. De acordo com a recepcionista, Luciana Castro Rosa, não há grande movimento esperado, sendo que apenas 50% da ocupação deve ser alcançada neste final de semana.
Previsões de temperaturas próximas de 0ºC e geada
De acordo com a Climatempo nos pontos mais altos da Serra a mínima pode chegar a 0°C. É o caso de São José dos Ausentes. No sábado (22), a máxima não ultrapassará os 19ºC no município. Ainda, nos Campos de Cima da Serra, em São Francisco de Paula, a temperatura vai variar entre 8ºC e 23ºC. O mesmo clima deve ser sentido ao longo do sábado em Canela e Gramado, nas Hortênsias.
A geada pode se formar em todas as cidades da Serra no amanhecer desta quinta-feira (20) e de sexta-feira (21). No sábado e no domingo, a previsão é de que já ocorra uma elevação de temperatura, descartando a ocorrência de geada.