A chegada de dias mais frios e a proximidade do inverno indicam que é hora de a solidariedade tomar conta da população. Neste ano, mais uma edição da campanha do agasalho "Cobertos de amor", do Grupo RBS e RBS TV Passo Fundo, busca arrecadar roupas, agasalhos, cobertores e calçados em bom estado, para oferecer aconchego a quem mais precisa.
A campanha do Grupo RBS, em parceria com Comercial Zaffari, UPF e Innovar Incorporações, já começou e irá arrecadar agasalhos até o dia 22 de abril. As doações podem ser realizadas nas lojas dos parceiros da campanha, conforme lista no fim da reportagem.
Em 12 de abril, o Grupo RBS irá realizar o Dia D de arrecadação da campanha Cobertos de Amor, das 11h às 16h, no Parque da Gare.
Neste ano, serão três entidades parceira que darão o destino correto às doações. São elas: a ONG Amor, o Projeto Ajude Mais Um e a Associação Beneficente Mãos Unidas.
Doação para quem precisa
Tradicional em Passo Fundo, a ONG Amor, localizada na Vila Fátima, atua com ações de bem estar e melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente crianças e adolescentes.
O presidente da ONG Amor, Milton Menezes relata que campanhas como essa reforçam o sentimento de solidariedade das pessoas. Além disso, ele enfatiza que a contribuição de cada cidadão qualifica a vida do próximo.
— São necessidades básicas que muitas famílias precisam e nós estamos aqui como instrumento da comunidade para ajudá-las. Quando as pessoas se vestem melhor, estão mais quentes no meio do inverno, isso possibilita aconchego, deixa elas com a autoestima melhor para estudar, para trabalhar — declara.
Em outro ponto da cidade, no Centro, o Projeto Ajude Mais Um realiza um trabalho de acolhimento com moradores de rua, de segunda a sexta-feira, há cerca de dois anos. No espaço, as pessoas em situação de rua têm direito a banho, troca de roupa e refeição à noite. Por mês, cerca de 120 pessoas passam por ali. O projeto também será contemplado com as doações da campanha.
— Para nós, é muito importante o apoio da comunidade. Sempre se fala que quem tem fome tem pressa. Mas quem tem frio também tem pressa. No inverno, precisamos de cobertores, roupas quentes, calçados masculinos. A gente realmente sobrevive com a ajuda da comunidade. Sem as pessoas, não tem como — afirma Mauro Mello, fundador do projeto junto com Claudir Bortolin.
Na Vila Cruzeiro, a Associação Beneficente Mãos Unidas realiza um trabalho social e de educação com cerca de 70 famílias de recicladores de Passo Fundo. Desde doação de cestas básicas e controle de natalidade até palestras com temas de formação para as famílias são oferecidas no espaço. As doações da comunidade são fundamentais para manter o projeto ativo, afirma a irmã Inês Sartori.
— São famílias carentes, que precisam de toda a ajuda possível. Nós ensinamos, mostramos o caminho para eles crescerem. Temos muitas mãos que nos ajudam para manter as nossas atividades, pessoas que doam pão, chimia, alimentos. Toda ajuda é sempre bem-vinda, contamos com a comunidade mais uma vez — pontua uma das fundadoras do projeto.
Pontos de arrecadação
- Stok Center Centro
Rua General Osório
- Stok Center Petrópolis
Av. Brasil Leste, 2333
- Stok Center Boqueirão
Av. Brasil Oeste, 3477
- Comercial Zaffari Bella Città
R. Sete de Setembro, 395
- Comercial Zaffari Av. Brasil
Av. Brasil Leste, 501
- Comercial Zaffari Pelegrini
Rua Coronel Pelegrini, 405 Vila Rodrigues
- Comercial Zaffari PF Shopping
Av. Presidente Vargas, 1610 Andar térreo
- Comercial Zaffari Vergueiro
R. Fagundes dos Reis, 1200 Bairro Vergueiro
- Escritório da Innovar Incorporações
Rua Independência, 812, sala 01
- Universidade de Passo Fundo - Campus I
Centro de Convivência
- Universidade de Passo Fundo - Campus II
Faculdade de Medicina
Rua Teixeira Soares, 817 - Centro
GZH Passo Fundo
A Redação Integrada pode ser contatada pelo WhatsApp.
Temos um canal direto de compartilhamento de notícias via WhatsApp, com acesso rápido.
Para entrar no grupo, basta acessar o link: https://bit.ly/GzhPassoFundo