Foi na Vila Olímpica, em Paris, que o fisioterapeuta Alison Leff Paz, 44 anos, passou os últimos dias ao lado de atletas de alta performance enquanto cuidava da saúde de Rayssa Leal, a brasileira de 16 anos que levou medalha de bronze no skate street.
Ela é uma das cerca de 20 atletas de alta performance acompanhadas por Paz. Natural de Carazinho, no norte gaúcho, Alison se formou na Unicruz, em Cruz Alta, e é o fisioterapeuta oficial do Campeonato Brasileiro de Skate e Campeonato Mundial de Skate.
Apaixonado por esportes radicais, ele contou a GZH Passo Fundo em entrevista por telefone direto da França, na tarde de quinta-feira (1), que sempre se interessou por skate e surf e chegou a praticar futebol e tênis.
Alison conta que já conhecia Rayssa antes da participação da skatista na primeira Olimpíada, em Tóquio, quando se tornou a medalhista mais jovem da história do Brasil, aos 13 anos, com uma medalha de prata.
Para Paris 2024, o trabalho foi intenso, específico e baseado em muitas avaliações pelo fato de que a atleta, hoje com 16 anos, está com o corpo em desenvolvimento.
— Existe uma equipe por trás dela auxiliando no processo de crescimento e desenvolvimento. Eu fico feliz por acompanhar a evolução de atletas como a Rayssa, que tenho contato desde a formação. O desenvolvimento de um ser humano vai muito além de simplesmente ganhar uma medalha olímpica ou um título mundial — disse.
Atuação de alto rendimento
Com uma rotina de viagens, Alison lembra que, quando iniciou na profissão, há 20 anos, não existiam muitos profissionais interessados em trabalhar com os atletas. Por isso, ele foi um dos primeiros a viajar no Circuito Mundial de Surf com grandes nomes do esporte, como Fábio Gouveia e Peterson Rosa.
— Ninguém acreditava que o surf e o skate chegariam aonde chegaram atualmente. Os esportes cresceram muito, principalmente a nível técnico. Hoje se faz o dobro de manobras que se fazia há cinco anos atrás, por exemplo — relata.
De lá para cá, Paz acompanhou cerca de 20 títulos mundiais com diferentes esportistas de alto rendimento. Um deles foi o tenista Gustavo Kuerten, ou Guga, com quem trabalha até hoje.
Hoje, Paz vive em Florianópolis (SC), cidade que escolheu por causa da qualidade e quantidade de esportes que a ilha proporciona.
— As minhas escolhas como profissional já me levaram a muito lugares. Já conheci muitos artistas, atendi governadores e pessoas importantes. Acabei até conhecendo o príncipe de Dubai por conta de tudo isso. O esporte me levou até onde estou hoje — pontuou.
Acompanhe as Olimpíadas 2024 em GZH
O maior evento multiesportivo do mundo segue até 11 de agosto. Confira a transmissão ao vivo de tudo o que acontece em Paris durante os jogos olímpicos e a agenda de jogos.