O Gaúcho está em fase de treinamentos para a Copa FGF — Troféu Mario Lobo Zagallo, contando com 22 atletas. É um elenco quase todo renovado em relação ao grupo que participou da campanha que caiu na primeira fase da Divisão de Acesso.
A montagem do elenco para a Copinha começou com a renovação do técnico Fabiano Daitx, que chegou ao time em meio à disputa da Divisão de Acesso. Somente três jogadores profissionais participaram daquela campanha: o lateral-direito Marcel, o volante Jardel e o meia Maicon Assis. Além deles, ficaram os jovens da base Zorzan, Torres, Germano, Marquinho, Clebson, Davi e Cesar.
A diretoria do Gaúcho foi ao mercado para reforçar este elenco e trouxe 11 novos jogadores. A grande maioria disputou a Divisão de Acesso em condição de titularidade em suas respectivas equipes. Destaque para Matheus Mazia, que foi um dos vice-artilheiros do campeonato pelo Lajeadense, com cinco gols. Do time de Lajeado também chega o lateral-esquerdo Dimitry.
O Gaúcho buscou três reforços do Glória, que teve a melhor campanha da primeira fase da Divisão de Acesso. O volante Daros, o lateral-esquerdo Rômulo e o goleiro Jorge. Aliás, no gol tem mais três reforços. Samuel, ex-Caxias, Vitor Jean, ex-Betim, e João, que estava no Passo Fundo.
Na zaga, tem dois jogadores que não estavam atuando no Estado. Jeder, estava no Atlético Catarinense, e Fornari, que jogou no Oliveira, de Portugal. O atacante Thalis, ex-Bagé, fecha a lista de reforços do Alviverde. Porém, o clube não descarta novos reforços nos próximos dias.
O Gaúcho fará a sua estreia na Copa FGF contra o Juventude, fora de casa. A competição está prevista para iniciar no dia 14 de agosto.