O Ypiranga terá uma sequência de dois jogos fora de casa pela Série C do Campeonato Brasileiro, e o maior objetivo é que o clube siga pontuando para se manter no G-8. Os confrontos, no entanto, são distintos. Isso porque os adversários vivem realidades diferentes na tabela de classificação.
O primeiro duelo será neste domingo (21), quando encara o Volta Redonda, às 16h30min, no Estádio Raulino de Oliveira. O time carioca ocupa a quinta colocação da competição, com 26 pontos, e quer encaminhar a classificação antecipada à próxima fase.
Já na segunda-feira (22), o Canarinho segue viagem para Goiás, para enfrentar a Aparecidense, na quarta (24), às 19h, no Estádio Annibal Batista de Toledo. Esse duelo ocorrerá no meio de semana pois marca a recuperação de um dos quatro jogos do Canarinho que foram adiados, em maio. E diferentemente do Volta Redonda, o clube goiano está na zona de rebaixamento, com 10 pontos conquistados, e busca fugir da má fase.
No entanto, essa sequência não será exclusiva apenas para essa rodada. Isso porque nos dias 31 de julho e 7 de agosto, o Ypiranga irá recuperar outros confrontos atrasados, contra Náutico e Caxias. Na semana seguinte, se inicia a Copa FGF, que tem término previsto para dezembro.
Assim, pensando nessa sequência de jogos, o técnico da equipe de Erechim, Thiago Carvalho, destacou qual estratégia irá adotar para aguentar a rotina massiva entre treinamentos e viagens.
— Pelas minhas contas, ficaremos três meses jogando quarta e domingo. Tudo isso será um desafio muito grande, mas estamos analisando a possibilidade de reforçar o elenco para aumentar a quantidade de atletas, já que hoje o grupo é reduzido. Com mais jogadores, teremos como tomar as melhores decisões pensando em cada competição e jogo, além de sempre poder estar revezando, descansando e dando chance para todos — disse.
Foco nos próximos dois jogos
Para se aproximar da pontuação necessária para conquistar a classificação à próxima fase, o Canarinho terá de melhorar o desempenho nos jogos fora de casa. Esse fator já foi destacado pelo próprio comandante após as derrotas contra Remo e Confiança. Por isso, ele reforçou quais devem ser as mudanças para enfrentar Volta Redonda e Aparecidense.
— Nossa equipe precisa ser um pouco mais organizada e pensar que podemos ser fortes fora de casa, assim como somos aqui dentro do Colosso. Acredito que esse fator possa ser psicológico, mas leva um tempo para ajustarmos. Além disso, eu gosto de ter um time agressivo e talvez por não conseguirmos fazer com tanta coragem fora, os resultados não venham. Então vamos dar um passo para trás e fazer jogos mais simples para poder pontuar — analisou Thiago Carvalho.
No momento o Canarinho ocupa a sétima colocação da Série C, com 19 pontos. Para terminar a fase classificatória dentro da zona de classificação, o objetivo do clube é chegar aos 30. Assim, para alcançar essa meta, terá de ter um aproveitamento de 40% nos nove jogos que restam.