Em mais um jogo consistente, o Ypiranga pouco sofreu e garantiu a quarta vitória em cinco jogos disputados na Série C do Campeonato Brasileiro. O 1 a 0 sobre o Tombense, nesta segunda-feira (10), proporcionou diversos elogios do técnico Thiago Carvalho ao seu plantel de jogadores que, segundo ele, "compraram sua ideia de jogo".
— É uma vitória muito importante pra confirmar o nosso bom momento na competição. Conseguimos ficar mais com a bola, tivemos mais estratégia e cansamos mais o adversário, porque controlamos mais. Entender os momentos do jogo é muito importante, porque faz parte de todo um processo, até quando se perde. Os jogadores conseguiram responder muito bem e fazer tudo o que foi pedido. Nós poderíamos ter ganhado o jogo com mais facilidade, mas eu estou muito feliz com o resultado, pelo jeito de jogar e como os atletas que têm jogando e vêm entrando — destacou o treinador.
Algumas novidades e improvisações que apareceram na escalação inicial foram comemoradas pelo comandante no pós-jogo. Este é o caso do ponta Jhonatan Ribeiro, que assumiu a titularidade na lateral direita, no lugar de Gedeílson. O volante Caio Mello, assim como o atacante Reifit foram outros nomes entre os 11.
— Algumas decisões eu tomei por conta do rendimento que os atletas tiveram durante a semana. Eu tinha dúvidas para esse jogo, mas sabia que precisava ter a convicção de tomar as decisões certas e os atletas foram bem e souberam responder. Eu testei diversos jogadores e achei que o Caio e o Jhonatan levaram a melhor contra quem eles estavam disputando posição. Era meio óbvio que tínhamos risco na parte defensiva, essa era uma preocupação minha, mas sabia que com essa formação poderíamos entregar algo ofensivo muito melhor. Eles surpreenderam porque conseguiram fazer os dois setores com muito equilíbrio — disse Thiago Carvalho.
Na sequência da competição, o Ypiranga terá dois jogos fora de casa. O primeiro será no domingo (16), às 16h30min, contra o Remo, em Belém e, na sequência, no dia 23, enfrenta o São José, em Porto Alegre. Para o treinador, é importante manter o ritmo de jogo para seguir entre os oito clubes que avançam à próxima fase. No momento, o Canarinho ocupa a sexta posição, com 12 pontos conquistados em cinco jogos — com dois ou três a menos que a maioria dos adversários.
— Eu sabia da qualidade do elenco e estarmos bem atualmente era esperado. Eu sabia, mesmo no momento ruim, que isso era possível. Mas precisamos manter, porque a Série C é um campeonato muito difícil e vai seguir sendo assim. Precisamos ser quase perfeitos em todos os jogos e sempre procurar evoluir para continuarmos sendo constantes e somando pontos — concluiu.