Há 13 dias sem entrar em campo, o elenco do Ypiranga segue a rotina de treinamentos no Estádio Colosso da Lagoa. A última partida oficial do Canarinho ocorreu no dia 1º de maio, quando venceu o Athletico-PR por 2 a 1, pela terceira fase da Copa do Brasil. Desde lá, há indefinição de quando será o próximo compromisso.
Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não haverá rodada antes do dia 27 de maio, mas o período poderá ser ampliado. Assim, por não ter certeza de quando voltará à campo, o Ypiranga cancelou os dois amistosos que faria nesta sexta (17). Os testes seriam contra Passo Fundo e Gaúcho, respectivamente. Entretanto, segundo o executivo de futebol, Fárnei Coelho, a comissão técnica optou por colocá-los mais próximos da data de retorno.
Até lá, o treinador Thiago Carvalho irá utilizar os dias para aperfeiçoar o preparo físico e técnico da sua equipe. Para ele, a pausa é extremamente necessária, em função da enchente no Rio Grande do Sul e, assim, cada um dos clubes deve fazer o possível dentro das limitações climáticas para não ter problemas futuros dentro das competições.
— Eu gosto de ter tempo, acho que faz diferença no meu trabalho. Então, eu jamais irei reclamar dessa pausa. Apesar de não ter sido programada, ela é necessária para o nosso Estado. Nesse período acho que conseguirei evoluir mais ainda o time e espero que isso possa ser um fator favorável para o nosso lado, mesmo estando em desvantagem física que os demais clubes — disse Carvalho, que completou sobre como os treinamentos estão sendo realizados:
— Eu gosto de focar nos conteúdos. Quando tive um mês de trabalho na intertemporada, fizemos dessa maneira e agora continua no mesmo sentido. Óbvio que quando você não tem uma situação de jogo, é ruim porque você não pode fazer um planejamento da melhor forma, mas estamos treinando, repetindo muitas coisas e evoluindo em coisas que foram perceptíveis nesses últimos jogos.
Até então, o próximo compromisso do Ypiranga está marcado para o dia 2 de junho, quando enfrenta o São Bernardo, às 16h30min, em São Paulo. O confronto será válido pela 7ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Ou seja, até lá, o clube terá cinco jogos adiados — quatro pela terceira divisão nacional e um pela Copa do Brasil.
— Não poderemos utilizar esse período como desculpas lá na frente, terá que ser dessa forma e ponto final. Então cabe a nós realizar o melhor trabalho possível e recuperar os atletas, porque depois teremos uma sequência bem grande de jogos. Então, teremos que usar todos jogadores do elenco e desde já estou pontuando para que todos estejam preparados — concluiu Thiago Carvalho.