Um atleta de futsal amador da cidade de Ciríaco, no Norte do RS, sofreu acidente grave tentando ajudar na operação de limpeza no município de Muçum. Adroaldo Gabana, 38 anos, estava em uma camionete no centro da cidade, quando caiu e bateu a cabeça.
Eduardo Bertolin, amigo de Adroaldo, estava com ele na hora do acidente e explicou que tiveram a ideia de ajudar a cidade. Foram em um grupo de quatro pessoas para Muçum. Na terça-feira (7), depois de ajudar quatro famílias, resolveram voltar para Ciríaco. Mas antes comeram um lanche no centro da cidade.
— Fizemos um lanche e estávamos combinando de voltar no dia seguinte para continuar ajudando. Abrimos a tampa da camionete, sentamos na tampa e falei para o meu pai que estava dirigindo até perto dos Bombeiros para trocarmos de roupa. Ele estava há 10km/h, mas deu um solavanco e ele caiu, batendo a cabeça no chão — explicou Eduardo.
Os amigos tentaram chamar a ambulância, mas estava em outra ocorrência e não conseguiu atender Adroaldo. Então, ele foi levado pela Brigada Militar para o hospital de Muçum.
— A cidade não merece o que está passando. O diretor do hospital e todos os funcionários são nota mil. Fizeram de tudo para ajudar o nosso amigo.
Como Adroaldo precisava de uma UTI, foi necessário o apoio de um helicóptero do exército para encaminhá-lo para o hospital de Lajeado. Ele chegou em estado grave, mas na manhã desta quarta-feira (8) e, conforme familiares, respondeu bem à operação.
Adroaldo é agrônomo e joga pela Associação Atlética de Veteranos de Ciríaco (AAVC), que é um time de futsal amador do município. Eduardo torce pela recuperação rápida do amigo.
— Ele é um cara nota 10. Ele fez tudo para a gente ir lá (em Muçum). Iríamos amanhã também. Agora, estamos nos recuperando deste fato.