Desde terça-feira (9), GZH publica uma série de reportagens para mostrar como foi a pré-temporada dos 16 clubes que disputarão duas vagas para a elite do futebol gaúcho do próximo ano. A Divisão de Acesso 2024 começa no sábado (13), e as equipes estão na reta final de preparação para a estreia na competição.
Depois de ter mostrado como chegam quatro times, dos oito, que estão no Grupo A: Gaúcho, Passo Fundo, União Frederiquense e Brasil de Farroupilha, é a vez de saber como foi a preparação de Esportivo, Cruzeiro, Veranópolis e Glória. Confira abaixo.
Clube Esportivo Bento Gonçalves
- Cidade: Bento Gonçalves
- Fundação: 28/8/1919
- Estádio: Montanha dos Vinhedos
- Em 2023: rebaixado no Gauchão
- Última vez no Gauchão: 2023
- Técnico: Gustavo Papa, 44 anos
O Esportivo iniciou os treinamentos para a Divisão de Acesso no dia 4 de março. Porém, o planejamento iniciou no final de 2023, quando o clube anunciou o técnico Gustavo Papa, ainda no mês de novembro. Desde então, o clube da Serra Gaúcha começou a pensar na montagem do plantel para a temporada.
Após ser rebaixado do Gauchão, em 2023, o time de Bento Gonçalves busca retornar à elite do futebol gaúcho imediatamente. Gustavo Papa conta hoje com 28 atletas no elenco e deverá ganhar mais reforços nos próximos dias.
Do elenco atual, quatro jogadores estiveram presentes no Gauchão 2024. Lessa, Giovani e Murilo, que jogaram pelo Guarany-Ba, além de Chichão, que atuou pelo Avenida.
O Esportivo aposta na qualidade de jogadores experientes e um dos destaques da equipe é o meia Maurício Ferreira, que no ano passado jogou pelo São Luiz, no Estadual, e depois conseguiu o acesso pelo Santa Cruz.
O Esportivo realizou dois amistosos durante a preparação para a Divisão de Acesso. O time venceu o Sindicato dos Atletas por 3 a 1. O último teste foi contra o Aimoré e mais uma vitória pelo placar de 2 a 1.
Esporte Clube Cruzeiro
- Cidade: Cachoeirinha
- Fundação: 14/7/1913
- Estádio: Arena Cruzeiro
- Campanha em 2023: campeão da Terceirona
- Última vez no Gauchão: 2018
- Técnico: Rodrigo Bandeira, 50 anos.
Em 2023, o Cruzeiro, de Cachoeirinha, estava disputando a Terceirona Gaúcha e conseguiu subir para a Divisão de Acesso sob o comando do técnico Rodrigo Bandeira. O treinador foi mantido no cargo para tentar um lugar na elite do futebol do Rio Grande do Sul.
Junto com Bandeira, o clube manteve sete jogadores, que estavam na temporada passada. O treinador espera contar com até 29 jogadores na competição e deste elenco apenas o goleiro Arthur disputou o Gauchão 2024 pelo São José.
Entre os destaques deste elenco está o meia Faísca, de 37 anos. O jogador tem diversas passagens pelo clube e já defendeu o Cruzeiro em dois acessos para a elite do futebol gaúcho.
Na pré-temporada da Divisão de Acesso, o time de Cachoeirinha realizou quatro amistosos. A equipe enfrentou o Sindicato dos Atletas, o Grêmio Sub-20, Inter Sub-20 e o Futebol Com Vida, vencendo todos os confrontos sem sofrer nenhum gol.
Veranópolis Esporte Clube Recreativo e Cultural
- Cidade: Veranópolis
- Fundação: 15/1/1992
- Estádio: Antônio David Farina
- Em 2023: 12º
- Última vez no Gauchão: 2019
- Técnico: Paulo Henrique Marques, 59 anos
O Veranópolis iniciou os treinos para a Divisão de Acesso no dia 11 de março. Nos bastidores, o clube trabalhava desde o final de 2023 no planejamento e montagem do elenco. Entretanto, foi um dos últimos clubes a anunciar quem seria o treinador do elenco para a competição.
No dia 27 de fevereiro, Paulo Henrique Marques foi confirmado como comandante do time da Serra, que retornou após dirigir o Santa Cruz nas primeiras rodadas do Gauchão. Esta será a quarta passagem do profissional pelo clube. Ele já comandou a equipe no Gauchão de 2006, quando o Veranópolis ganhou uma vaga na Copa do Brasil do ano seguinte pela primeira vez.
Além do treinador, outros seis jogadores disputaram o Gauchão neste ano: o goleiro Rodrigo Mamá e o zagueiro Carlos Leonardo (Guarany de Bagé), o volante Paulinho Dias e o centroavante Luan Parede (Novo Hamburgo), atacantes Rafael Mineiro (Santa Cruz) e Ariel (São José). Além deles, que são aposta à craques do clube na competição, há outros 21 atletas no elenco.
Durante a preparação para a Divisão de Acesso, o Veranópolis realizou apenas um amistoso. Venceu o Sindicato dos Atletas por 2 a 0.
Grêmio Esportivo Glória
- Cidade: Vacaria
- Fundação: 15/11/1956
- Estádio: Altos da Glória
- Em 2023: 11º
- Última vez no Gauchão: 2016
- Técnico: Carlos Moraes, 48 anos
O Glória foi um dos últimos clubes a iniciar a pré-temporada para a Divisão de Acesso. O clube de Vacaria se apresentou, com parte dos jogadores e comissão técnica no dia 15 de março. Uma semana antes, no dia 6 de março, anunciou o retorno do técnico Carlos Moraes para o comando da equipe em 2024.
Esta será a segunda passagem do profissional no clube. Ele comandou a equipe em parte da campanha na Divisão de Acesso de 2015, quando o Glória conquistou o título e retornou à primeira divisão do futebol gaúcho.
Entre os 24 nomes que compõem o elenco, há nomes experientes como do zagueiro Léo Kanu, o lateral-esquerdo Rômulo Silva, o meio-campista Lucas Hulk, que já conquistaram acesso à elite do futebol gaúcho em outras oportunidades e conhecem bem a competição.
O Glória realizou dois amistosos durante a preparação para a Divisão de Acesso. No primeiro, perdeu para o Lajeadense por 1 a 0. No último teste antes da estreia na competição, enfrentou o Cristal, equipe amadora de Vacaria e venceu por 3 a 0.