Depois de 230 dias, uma das competições mais tradicionais do futebol gaúcho está de volta. A popular Divisão de Acesso, desde 2021 denominada Gauchão Série A2 pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), se inicia neste final de semana. Dezesseis times do Interior, de 15 cidades diferentes, jogarão tudo por duas vagas no Gauchão do próximo ano.
A partir desta terça-feira (9), você poderá conhecer um pouco de como estão cada um desses clubes. Confira abaixo como foi a preparação de quatro times, dos oito, que estão no Grupo A: Gaúcho, Passo Fundo, União Frederiquense e Brasil de Farroupilha.
Regulamento
Os participantes foram divididos em dois grupos de oito clubes. As equipes se enfrentam em turno e returno dentro da chave. Ao término da primeira fase, os quatro melhores colocados de cada grupo se classificam para as quartas de final. O time com a pior campanha de cada lado será rebaixado para a Terceira Divisão.
A segunda fase reunirá os quatros melhores colocados de cada grupo. Os confrontos serão definidos em cruzamento olímpico. Os duelos serão disputados em mata-mata, até a definição dos dois times que subirão para o Gauchão 2025.
- Grupo A: Brasil de Farroupilha, Cruzeiro, Esportivo, Gaúcho, Glória, Passo Fundo, União Frederiquense e Veranópolis.
- Grupo B: Aimoré, Bagé, Futebol com Vida, Inter de Santa Maria, Lajeadense, Monsoon, Pelotas e São Gabriel.
Sport Clube Gaúcho
- Cidade: Passo Fundo
- Fundação: 12/5/1918
- Estádio: Arena B&8
- Campanha em 2023: 10º lugar
- Última vez no Gauchão: 2007
- Técnico: Vanderson Pereira, 45 anos.
O Gaúcho iniciou os treinamentos para a Divisão de Acesso no dia 12 de março. Porém, a preparação do clube para a competição começou muito antes. O Alviverde renovou o contrato com o técnico Vanderson Pereira em outubro do ano passado. Desde então, o clube passou a trabalhar na montagem do elenco.
Desde os primeiros dias de 2024, o Gaúcho vem anunciando os nomes dos reforços para a competição. Quase todo o elenco jogou a primeira divisão dos estaduais por outros clubes entre janeiro e março. O grupo deverá ter 26 jogadores para a Divisão de Acesso.
Destaque para o meia Rondinelly, 33 anos, que teve passagens por Grêmio e Palmeiras. No início da temporada, ele disputou o Campeonato Mineiro pelo Itabirito.
Durante a preparação para a Divisão de Acesso, o Gaúcho realizou apenas dois testes. No primeiro, contra a seleção municipal de Coxilha, vitória por 7 a 0. Na segunda-feira (8), fez o último jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas, em Passo Fundo, e venceu por 6 a 0.
Esporte Clube Passo Fundo
- Cidade: Passo Fundo
- Fundação: 10/1/1986
- Estádio: Vermelhão da Serra
- Campanha em 2023: Eliminado pelo Santa Cruz nas quartas de final
- Última vez no Gauchão: 2017
- Técnico: Leandro Machado, 60 anos.
O Passo Fundo teve um início de ano conturbado fora dos gramados. O clube viveu semanas de incertezas por conta da data das eleições para presidente, que ocorre neste ano. Sem definir a data, um colegiado formado por ex-presidentes assumiu a gestão do clube no final de janeiro.
Atrasado para o início do planejamento para a Divisão de Acesso, o Passo Fundo anunciou o técnico Leandro Machado, que retornou ao futebol após quase 10 anos. O treinador foi anunciado em 15 de fevereiro e somente depois foi iniciada a montagem do elenco.
Mesmo começando atrás da maioria dos adversários no planejamento, o Tricolor foi um dos primeiros a iniciar os treinos. Na primeira semana de março, começou as atividades com uma mescla entre atletas profissionais e jogadores da base.
O clube aposta no meia Wallacer, que no ano passado defendeu o Americano-RJ e Tuna Luso-PA. O atleta também já atuou no futebol gaúcho em clubes como o Glória, Esportivo, Pelotas e Juventude.
O Passo Fundo realizou três amistosos antes da Divisão de Acesso. Empatou em 1 a 1 com o Sindicato dos Atletas, perdeu por 2 a 1 para o Ypiranga. Nesta terça-feira (9), encara a Chapecoense, em Santa Catarina, no último teste antes da estreia.
União Frederiquense de Futebol
- Cidade: Frederico Westphalen
- Fundação: 3/8/2010
- Estádio: Arena União
- Em 2023: Eliminado pelo Guarany de Bagé nas quartas de final
- Última vez no Gauchão: 2022
- Técnico: Hélio Vieira, 60 anos.
O União-FW iniciou os treinamentos para a Divisão de Acesso no dia 4 de março. Do ano passado para esse, muitas novidades. Isso porque o clube não renovou o contrato com a MDEZ 360, empresa de Pablo Bueno, e voltou a administrar a gestão de futebol, que em 2023 foi gerida por ele. Assim, em dezembro, deu inicio ao planejamento para esta temporada e apresentou o treinador Hélio Vieira.
Até o momento, o Leão da Colina tem 25 jogadores no plantel, sendo que, desses, a maior parte já disputou e conhece bem a Divisão de Acesso. Destaque para o lateral-esquerdo Ronaldinho Gramadense, ídolo do clube, e o meia-atacante Jorginho, que vestiu as cores do Guarany de Bagé no Gauchão deste ano.
Mas apesar da experiência do elenco, o departamento de futebol do União-FW aposta que o destaque será uma joia da base: Felipe Rangel, de 21 anos. O jogador disputou o Estadual sub-20 pelo clube em 2022 e, depois disso, passou por Juventude e Grêmio Esportivo Sãocarlense até retornar à Frederico Westphalen neste ano.
No período de pré-temporada, o clube disputou três amistosos. No primeiro, venceu por 6 a 0 uma seleção de jogadores de Frederico Westphalen, depois venceu um e perdeu outro para o Inter de Santa Maria, ambos por 1 a 0.
Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Brasil
- Cidade: Farroupilha
- Fundação: 15/1/1939
- Estádio: Castanheiras
- Em 2023: Eliminado pelo Lajeadense nas quartas de final
- Última vez no Gauchão: 1999
- Técnico: Luciano Almeida, 48 anos.
O Brasil-Far iniciou os treinamentos para a Divisão de Acesso no dia 5 de março, quando boa parte dos atletas e integrantes da comissão técnica se apresentaram. O técnico da equipe para está temporada é um velho conhecido da torcida: Luciano Almeida estará à frente da casamata. O profissional já esteve no Brasil de Farroupilha em outras cinco oportunidades. A última delas foi em 2023, quando o clube também disputou a Divisão de Acesso.
Com um investimento modesto, por conta das dificuldades financeiras, o objetivo do clube é fazer uma equipe forte. O elenco é formado por 27 jogadores, sendo que, desses, sete estavam no time de 2023. O grupo é jovem, com média de idade de 22 anos. O volante Alan Schons, de 30 anos, é o mais experiente do grupo.
Outro volante, Sananduva, 28 anos, é um dos remanescentes da campanha de 2023 e candidato a destaque do clube nesta temporada. Individualmente, a Divisão de Acesso passada foi muito boa para ele, que quer repetir o feito neste ano.
Durante o período de preparação para a competição, o Brasil de Farroupilha não disputou nenhum amistoso oficial, somente jogos-treinos com a equipe de base do próprio clube.