O Ypiranga está classificado para a segunda fase da Copa do Brasil. O Canarinho estreou na competição na tarde desta quarta-feira (21), jogando em Teresina, contra o River, do Piauí. Com um gol marcado aos 42 minutos do segundo tempo, os gaúchos empataram o jogo em 1 a 1 e garantiram a vaga.
A equipe de Erechim tinha a vantagem de jogar pelo empate para se classificar, mas levou um gol no início do segundo tempo. O Ypiranga passou a pressionar nos minutos finais buscou a reação e classificação, garantindo o prêmio de R$ 950 mil. O adversário na próxima fase será o Porto Velho, que eliminou o Remo. A partida será em Erechim e ainda não tem data definida.
O foco do Canarinho agora volta a ser o Gauchão, onde está na zona do rebaixamento e precisa vencer. O time está em 11º lugar com oito pontos. Na segunda-feira (26), enfrentará o Santa Cruz, fora de casa, pela penúltima rodada do Estadual.
Poucas chances de gol
Nas primeiras movimentações, foi o Canarinho que chegava mais no campo de ataque. Mas a primeira chance de gol foi do time da casa. Guilherme Escuro chutou de fora da área e obrigou o goleiro Alexander a fazer uma bela defesa no ângulo esquerdo. Logo na sequência, o Ypiranga respondeu no contra-ataque, quando Edson Cariús ficou sozinho com o goleiro, finalizou para o gol, mas Joanderson conseguiu fazer a defesa.
Os gaúchos seguiram com mais posse de bola nos minutos seguintes, mas tinha dificuldades para conseguir se infiltrar na defesa do River. Por outro lado, a equipe piauiense não conseguia chegar no ataque com facilidade e as principais tentativas foram em jogadas de bola parada no setor ofensivo.
Gols e reação no final
Como o placar não favorecia o River-PI, o técnico Fabiano Soares fez duas substituições no intervalo e as trocas deram resultado logo no início do segundo tempo. Ele promoveu a entrada de Ronald e Rodrigo Fumaça. Na saída de bola, Ronald investiu em jogada individual, passou para Felipe Pará, que chutou, mas Alexander defendeu. No rebote, Rodrigo Fumaça chutou para o gol e fez 1 a 0, aos 41 segundos.
O Ypiranga conseguiu responder aos 20 minutos. Depois de uma cobrança de falta pela direita, a bola passou por todo mundo dentro da área e Zé Vitor chutou, mas a bola subiu demais e foi para fora.
Nos minutos finais, o Ypiranga começou a fazer pressão no ataque. E, aos 42, a insistência deu resultado. Fabrício investiu pela direita e cruzou para Fernando, que cabeceou e empatou a partida.
No final, o River-PI tentou pressionar no ataque, mas sem levar perigo aos gaúchos que confirmaram a vaga para a segunda fase da Copa do Brasil
Ficha técnica
River-PI (1)
Joanderson; Vivico, Mingoti (Rodrigo Fumaça), Dedé, Leandro Amaro e Izaldo; Darlan Bispo, Guilherme Escuro (Doda), Knup (Ronald) e Felipe Pará (Elionar Cabeça); Ju Alagoano (Iago Felipe). Técnico Fabiano Soares.
Ypiranga (1)
Alexander; Lucas Lopes, Fernando, Windson e Gedeilson; Uchôa, Karl (Clayton), Alisson Tadei (Amarildo) e Mateus Anderson (Fabrício); Jonatan Ribeiro (Gabriel Lima) e Edson Cariús (Zé Vitor). Técnico Thiago Carvalho.
Arbitragem
Paulo Belence Alves dos Prazeres Filho, auxiliado por Humberto Martins Dias Silva e Karla Renata Cavalcanti de Santana.
Cartões amarelos: Rodrigo Fumaça, Dedé, Doda, Darlan Bispo, Iago Felipe (R).
Gols: Rodrigo Fumaça (R), a 1 minuto, e Fernando (Y), aos 42 minutos no segundo tempo.