A primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futsal será em 2024. A competição será organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e reunirá 20 clubes. O Passo Fundo Futsal (PFF) deverá ser um dos participantes. Em reunião realizada nesta quarta-feira (15), os sócios-conselheiros do clube aprovaram a participação na competição.
O clube foi convidado pela CBFS para participar da competição. Ainda não há mais detalhes sobre como será o campeonato, mas na primeira fase, os 20 times serão divididos em duas chaves com 10 equipes. Os oito primeiros colocados de cada grupo avançam para as oitavas de final.
Recentemente, o PFF estava pleiteando uma vaga na Liga Nacional de Futsal (LNF). Conforme Marcio Patussi, presidente do clube, o Brasileirão será a opção por questões mercadológicas. A LNF exige a compra de uma franquia, que custa aproximadamente R$ 800 mil. Por outro lado, a competição da CBFS não exige investimento inicial, somente os custos com a logística. No entanto, o mandatário do time afirmou que a entidade deverá ajudar os times com os custos das viagens.
O presidente apontou outras vantagens da competição como o fato de o campeão do Brasileirão receber o prêmio de R$ 500 mil. Além disso, a competição dará direito a uma vaga para a Libertadores.
— A escolha foi por questão econômica. O clube não tem como bancar isso. Como houve o convite da CBFS, a gente fez a opção de apostar no Brasileiro pelo conjunto de benefícios que ele dá. Quando a Confederação assume que pagará as despesas de arbitragem, percentual da logística, uma premiação interessante e a vaga na Libertadores. Aí tenho muito mais do que outras competições entregam — disse Patussi.
Ainda não há a confirmação de quem serão os outros clubes participantes. Uma reunião com os 20 times deverá ocorrer no dia 29 de novembro. A previsão é que o Campeonato Brasileiro inicie em abril de 2024.
Aumento no orçamento do Passo Fundo
Na temporada 2023, o PFF é um dos quatro semifinalistas do Gauchão. Mesmo assim, a tendência é investir ainda mais na equipe para a próxima temporada, pensando na competição nacional. Conforme Patussi, a tendência é que os custos com logística e a montagem do elenco deverá aumentar em, aproximadamente, 30%.
Para ajudar a bancar os custos, quase todos os patrocinadores renovaram contrato e novos parceiros devem chegar para 2024.
— A gente está buscando parceiros em todas as áreas. Nossos parceiros atuais estão quase todos renovados. Tem outras marcas que querem se associar com o PFF. Inclusive, marcas de materiais esportivos. Tem bastante procura e temos interesse — revelou.
Apesar disso, o mandatário do clube afirma que não iniciou as negociações de renovações e contratações de jogadores para a próxima temporada para não tirar o foco da equipe na reta final do Estadual.
— Vamos ver isso somente depois do fim do Gauchão. Essa é uma decisão de diretoria e vamos aguardar o término do campeonato para tratar de renovação e contratações — explicou o presidente do Passo Fundo Futsal.