Relevado pelo União Frederiquense de Futebol, Gabriel Busanello foi campeão sueco com o Malmö, ao vencer a principal liga do país, a Allsvenskan, no sábado (11). A conquista foi emocionante. Um gol de pênalti, na etapa complementar, garantiu o feito para a equipe do lateral-esquerdo.
Na última rodada do campeonato, em um confronto direto, o Elfsforg (até então líder), visitaria o Malmö (vice-líder). Os celestes estavam três pontos atrás da liderança e com o mesmo saldo de gols do adversário. Ou seja, uma vitória simples da equipe de Gabriel Busanello garantiria o título da Allsvenskan. E foi isso que aconteceu. Com uma penalidade convertida aos 12 minutos da etapa complementar, a equipe do lateral-esquerdo garantiu o 26º título da sua história.
Além do título, Gabriel Busanello foi eleito o melhor ala-esquerda do campeonato. Das 30 rodadas disputadas, ele atuou em 26, marcou um gol e contribuiu com cinco assistências. Os números fizeram com que o atleta se tornasse o 11º jogador mais valioso da Allsvenskan, entre 400 inscritos. No momento, o seu passe equivale a R$ 10,5 milhões.
Ainda, em qualquer venda futura, o União Frederiquense terá percentual como clube formador. Recentemente, o Leão da Colina teve direito a receber cerca de R$ 1,5 milhão da Chapecoense, que formalizou a venda do atleta à Europa. Entretanto, ainda não recebeu o montante do clube catarinense.