A seleção brasileira de futsal inicia a sua participação na Copa das Nações nesta quarta-feira (13). A competição, que serve como preparação para a Copa do Mundo de 2024, reúne seis países em Sorocaba (SP) até domingo (17). A estreia será contra o Japão, às 20h.
As seleções foram divididas em dois grupos com três equipes cada. Os times se enfrentam dentro das próprias chaves, e os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para as semifinais, marcadas para sábado. A final está prevista para domingo (17).
Para o técnico da seleção brasileira, Marquinhos Xavier, o nível da competição será elevado pelas equipes convidadas para participar do torneio.
— A gente quis convidar seleções que tenham uma boa postura tática, que tenha boa competitividade. O Irã, por exemplo, será a primeira vez que eu vou enfrentar, desde que assumi a seleção há seis anos. O Japão, enfrentamos na Ásia e na Copa do Mundo. É uma equipe que trouxe dificuldades, que sempre procura evoluir — avaliou o treinador, que ainda fez comentários sobre os demais adversários.
— Tem dois sul-americanos. Precisamos jogar com os nossos adversários continentais para saber como estão. Como convidado especial é a Arábia Saudita, pois é um mercado importante de trabalho. Muitos brasileiros estão indo para lá como jogadores e treinadores. Diplomaticamente também é importante abrir esse mercado para nossos profissionais. É importante eles participarem desse evento para ajudar e auxiliar o desenvolvimento do futsal naquela região.
A delegação se apresentou na segunda-feira (11) e treinou no dia seguinte. Apesar do pouco tempo para treinamentos, Xavier garante que a data Fifa será proveitosa.
— É um “cobertor curto”. A gente perde em tempo de treino, mas ganha em competitividade. Como treinador, você quer tempo para treinar bastante situações. A gente tinha planejado que essa data fosse para competir em um torneio para sentir o nosso nível de competitividade. Temos uma final marcada para domingo e perderemos três dias da data Fifa. Mas o foco é competir. Vale fazer esse sacrifício para ter um nivel de competitividade alto – garantiu.
O Brasil está no Grupo A e fará a sua estreia contra o Japão, às 20h. No primeiro duelo, o maior desafio será driblar a ansiedade da estreia.
— Uma estreia é sempre um jogo tenso. Você não sabe muito bem como o adversário vai se preparar. É uma equipe que é interessante. Tem jogadores que realmente são competitivos. O Japão melhorou muito no futsal. A gente tem confiança de fazer uma boa estreia. O nosso primeiro objetivo é fazer um bom jogo.
Copa das Nações
- Grupo A: Brasil, Japão e Arábia Saudita
- Grupo B: Irã, Paraguai e Colômbia
Tabela de Jogos
Quarta-feira (13)
- 18h15min - Irã x Paraguai
- 20h - Brasil x Japão
Quinta-feira (14)
- 18h30min - Brasil x Arábia Saudita
- 20h15min - Irã x Colômbia
Sexta-feira (15)
- 18h15min - Japão x Arábia Saudita
- 20h - Paraguai x Colômbia
Sábado (16)
- 9h - Disputa do 5° e 6°
- 11h - Semifinal 1
- 14h - Semifinal 2
Domingo (17)
- 7h - Disputa do 3° e 4°
- 10h - Final