Em um jogo eletrizante, o Passo Fundo Futsal (PFF) confirmou a quarta colocação na primeira fase do Gauchão. Na noite deste sábado (23), a equipe jogou em casa e venceu a Uruguaianense por 5 a 2.
O resultado consolidou a ótima campanha do time dentro de casa e encerrou a primeira fase com 100% de aproveitamento jogando na Arena Comercial. Além disso, quebrou a sequência de 12 vitórias consecutivas do adversário no campeonato.
Com a vitória, o PFF terminou a primeira fase com 32 pontos. O adversário das oitavas de final será definido somente depois do encerramento da última rodada no dia 3 de outubro.
O jogo
Os 20 minutos iniciais foram marcados pela intensidade, tanto na parte ofensiva, quanto na defensiva. A primeira chance de gol veio logo com 30 segundos, quando Guto tentou chutar, mas foi cortado pela defesa. Rômulo ficou com a sobra e chutou em cima do marcador. A Uruguaianense respondeu pouco depois, quando Japa ficou livre de marcação e chutou em cima do goleiro Bigode.
Aos 9min20s, Vicenzo tentou cortar a jogada com um carrinho, colocou a mão na bola dentro da área e o árbitro marcou pênalti para o PFF. Matheus Gaúcho cobrou e abriu o placar. O gol deu mais ânimo para os donos da casa, que aproveitaram o embalo da torcida para serem mais efetivos. Após um rápido contra-ataque, Matheus Gaúcho recebeu a bola na ala esquerda e passou para Coito, que estava dentro da área, chutar para fazer 2 a 0.
Os visitantes conseguiram descontar aos 12min30s, depois que Japa tentou encobrir o goleiro. A bola bateu no travessão e entrou.
Depois disso, o jogo foi marcado pela forte marcação de ambos os lados. A Uruguaianense passou a ter mais posse de bola, mas tinha muito trabalho com a marcação do Passo Fundo.
Superioridade passo-fundense
As equipes voltaram do intervalo dispostas a atacar. Aos 2 minutos, Matheus Gaúcho teve a chance de marcar o terceiro, mas chutou para fora. Aos 3min50s, ele não desperdiçou a chance que teve, quando arriscou o um chute de fora da área e acertou o canto esquerdo do goleiro adversário para fazer 3 a 1.
A Uruguaianense tentou a reação, mas tinha poucas vitórias individuais contra os marcadores do time da casa. Por outro lado, o PFF foi eficaz nas oportunidades que teve. O quarto gol veio aos 7min40s, depois que Matheus Gaúcho recebeu a bola na área, fez o giro sobre o marcador, chutou para o gol, mas o goleiro defendeu. No rebote, Guto chutou de fora da área e ampliou a vantagem passo-fundense.
Os visitantes quase marcaram depois de uma confusão dentro da área, quando Japa chutou a bola e forçou o goleiro Bigode a se atirar para espalmar para fora. Nos últimos 10 minutos, a equipe passou a jogar com goleiro-linha. E foi em uma cobrança de falta que Caio diminuiu a diferença para a Uruguaianense, aos 10min30s.
No entanto, a festa da torcida da Fronteira não durou muito. Aos 11min45s, o goleiro Bigode interceptou uma jogada, aproveitou que o gol adversário estava vazio, chutou por cobertura e fez o quinto gol, decretando a vitória do PFF.