No sábado (5), o Ypiranga terá o jogo mais importante da temporada até aqui. Enfrenta o Brusque, às 19h, no Estádio Colosso da Lagoa, visando uma vitória para se aproximar do G-8, zona de classificação para a próxima fase. Uma derrota pode mudar o foco da equipe de Jerson Testoni, visto que pode se aproximar da zona de rebaixamento da competição.
No momento, o Canarinho ocupa a 11ª colocação, com 19 pontos. Está três pontos atrás dos oito clubes que avançam para à próxima fase, mas em contrapartida, quatro à frente da zona de rebaixamento. Uma vitória diante da equipe catarinense pode aproximar o clube no principal objetivo, que é garantir a classificação para o quadrangular final. Entretanto, se tropeçar, o foco deverá mudar para buscar a permanência na competição. E o desfio extra será enfrentar a reta final sem o goleiro Caíque e o atacante Erick, negociados na quarta-feira (2).
A nossa situação é um pouco difícil, não adianta falar que não, mas estamos pensando muito no Brusque. Esse é o nosso próximo desafio, o jogo mais importante para a nossa sequência na temporada. Nosso grupo é forte e estamos com um ambiente muito bom. Temos confiança de que poderemos buscar um resultado positivo
JERSON TESTONI
Treinador do Ypiranga
O treinador da equipe, Jerson Testoni descarta todas as possibilidades de pensar em perder e se aproximar da zona de rebaixamento, mas terá um desafio pela frente: enfrentar o vice-líder da Série C. O adversário não perde há seis jogos e buscar garantir a classificação de forma antecipada, quatro rodadas antes de finalizar a fase classificatória.
— Não pensamos até o momento na possibilidade de rebaixamento. Estamos muito focados em vencer o confronto contra o Brusque. No momento esse é o nosso maior objetivo dentro da competição. Estamos concentrados ao extremo para garantirmos três pontos. Deixei muito claro para os atletas que precisamos vencer, mas não é vencer de qualquer jeito. É com organização, concentração e tranquilidade. Teremos mais de 90 minutos para fazermos gols, então estamos trabalhando psicologicamente para construir a obediência tática, de leitura de jogo e de construção das personalidades dentro de campo — comentou Testoni.
Para garantir a classificação, o Ypiranga precisa vencer três dos quatro confrontos que restam na primeira fase. Mas o treinador garante que não está pensando na sequência de forma geral. O primeiro objetivo é vencer o Brusque, para posteriormente analisar os demais adversários. Na sequência a equipe encara Altos e São Bernardo fora de casa, fechando contra o Botafogo-PB no Colosso da Lagoa.
— A nossa situação é um pouco difícil, não adianta falar que não, mas estamos pensando muito no Brusque. Esse é o nosso próximo desafio, o jogo mais importante para a nossa sequência na temporada. Nosso grupo é forte e estamos com um ambiente muito bom. Temos confiança de que poderemos buscar um resultado positivo — disse Testoni.
Jogando no Colosso da Lagoa, o treinador chama à torcida para apoiar o time. Testoni pede que o público compareça e apoie o time, que precisa de uma vitória para manter vivo o sonho de classificação.
— No futebol não podemos garantir resultados de certeza, mas o que eu posso garantir aos torcedores é que estamos focados e trabalhando muito para fazer um jogo consistente diante do Brusque. Confiamos que iremos buscar três pontos e com a ajuda de todos vocês, isso pode se tornar mais fácil. Jogando dentro de casa, o apoio é muito importante. Já joguei contra e sei do que estou falando. Peço que confiem no processo rumo à classificação, pois todos que irão à campo, darão o seu melhor para representar o Ypiranga. Lutaremos do início ao fim e disputaremos todas as bolas como se fossem as últimas — finalizou.