Foi de forma dramática que o Passo Fundo Futsal (PFF) se classificou na Copa dos Pampas. Depois de vencer a AGSL no jogo de ida das oitavas de final, os passo-fundenses precisavam apenas do empate para garantir a vaga em São Luiz Gonzaga.
No entanto, o time perdeu no tempo normal por 5 a 2. Na prorrogação, a equipe da casa abriu 2 a 0 de vantagem, mas, nos últimos minutos, o PFF reagiu, virou a partida para 3 a 2 e garantiu um lugar nas quartas de final.
O adversário na próxima fase será conhecido depois de sorteio que será realizado pela Liga Gaúcha.
AGSL em vantagem
A AGSL começou a partida pressionando no ataque, pois só a vitória interessava. Apostando em jogadas pelas alas, conseguiu criar as primeiras oportunidades de gol com Gleison, mas ambas as chances pararam nas mãos do goleiro Bigode. Aos 5min45s, Tavares ficou sozinho com o goleiro, que fez mais uma defesa.
O Passo Fundo tinha muitas dificuldades para sair jogando com a marcação adiantada do time da casa. No entanto, começou a equilibrar o jogo nos últimos minutos. Aos 14, Paulo Victor arriscou um chute longe e o goleio Beccon defendeu. Na sequência, Bigode saiu jogando, encontrou espaços, avançou até o meio e chutou forte, mas Beccon cresceu novamente.
A partida ficou mais aberta com ambas as equipes criando oportunidades. A melhor chance da AGSL veio aos 16, quando Felipe se livrou da marcação e acabou chutando a bola na trave.
A equipe de São Luiz Gonzaga conseguiu abrir o placar aos 16min40s. Depois de uma cobrança de escanteio, a bola sobrou para Lineker, que passou para Don, que recebeu de costas para o gol e tocou de letra na saída do goleiro para fazer 1 a 0. A AGSL teve chances de ampliar nos últimos segundos, mas pecou no excesso de troca de passes em frente ao gol e desperdiçou
Time da casa eficaz no ataque
A segunda etapa foi mais movimentada com as duas equipes buscando o jogo. No primeiro minuto, Paulo Victor teve a chance de empatar, mas acabou acertando a trave. A AGSL respondeu logo depois, quando Don tentou encobrir o goleiro e também acertou a trave.
O PFF chegou ao empate em uma jogada ensaiada. Jackson cobrou a falta, passou para Coito, que fez o passe cruzado para Pato, que estava dentro da área e chutou para o gol, aos 7min40s. Porém, o time de São Luiz Gonzaga não desistiu.
Aos 11min20s, Lineker cobrou uma falta no meio da quadra e acertou o ângulo direito do goleiro Bigode, marcando um golaço e colocando os anfitriões na frente outra vez. A AGSL aumentou a vantagem, aos 14, quando Don recebeu a bola em frente à área e passou para Lobo, que chutou forte para fazer 3 a 1.
Faltando 5 minutos para o fim, o PFF passou a jogar com goleiro-linha. Foi desta forma que diminuiu a diferença com Jackson, aos 16min. Um minuto depois, quase veio o empate, quando Matheus recebeu a bola ao lado da trave, mas perdeu a chance ao errar em bola na finalização.
O time passo-fundense pagou caro pelo erro, pois, no último minuto, Lobo e Gleison marcaram dois gols e confirmaram a prorrogação.
Prorrogação
A prorrogação virou outra decisão. Quem vencesse, ficaria com a vaga e o empate levaria a partida para os pênaltis. O time da casa seguiu propondo as principais ações e conseguiu ser mais efetivo no primeiro tempo. Aos 3min30s, Lobo recebeu a bola no ataque, chutou forte, o goleiro defendeu e Don aproveitou o rebote para abrir o placar na prorrogação.
A segunda etapa mal havia começado e o PFF levou mais um duro golpe. Com 15 segundos, Gleison recebeu a bola na ala esquerda e chutou forte para fazer 2 a 0. Na sequência, os visitantes passaram a jogar com goleiro-linha.
Com tanta pressão no ataque, o PFF conseguiu reagir e descontou com Jackson, aos 40 segundos. Aos 2min30s, Rômulo marcou o gol de empate. Apesar do empate, os visitantes seguiram jogando com goleiro-linha para tentar a virada. E a jogada surtiu efeito. Faltando 49 segundos para o fim, Jackson recebeu a bola na ala direita, arriscou o chute de longe e colocou o PFF na frente do placar.
Com a desvantagem, a AGSL adotou o goleiro-linha, mas com pouco tempo não conseguiu buscar o empate e a classificação ficou com o Passo Fundo.