Manuela Spessatto conquistou mais um título individual no Karatê. No final de semana, ela participou do IV Campeonato Panamericano de Karatê-dô JKA, em Bogotá, na Colômbia. A atleta de Passo Fundo foi tetracampeã no Kata Individual, categoria onde os atletas realizam movimentos de ataque e defesa. Ela também foi fundamental na conquista do título por equipe.
Ao todo, 42 atletas de 13 países competiram na sua categoria. Manuela confirmou o favoritismo, trazendo a medalha para o Brasil. Este é o 9º título continental na sua carreira. São cinco Sul-Americanos. Desde 2018, a competição começou a contar com a participação de Estados Unidos e Canadá e passou a se chamar Panamericano, que ela venceu quatro vezes na categoria Kata Individual.
— Toda competição é difícil, mas internacional é sempre uma incógnita, pois você não acompanha a evolução dos outros atletas, você não sabe se estará no seu flow. Mesmo que eu seja a atual campeã há quatro campeonatos, é sempre um desafio novo. É uma pressão gigante defender o título e fazer melhor do que eu fiz no último — destacou Manuela.
A atleta passo-fundense, que pratica o esporte desde os quatro anos, também competiu na disputa por equipes na categoria Kumite e sua participação foi fundamental na conquista do título coletivo.
— Na final, estávamos empatados com a Argentina em 1 a 1. Eu entrei para decidir com a atual campeã de luta individual e ganhei, trazendo o troféu para o Brasil — salientou.
Além dos títulos, Manuela conquistou o bronze na categoria Kumite Individual.
— Esse campeonato teve um peso muito grande para mim, pois além do Kata, eu queria muito ganhar em Kumite (categoria de luta), pois sempre escutei que só era boa em Kata, não em luta. Eu queria provar para mim mesma, que isso não era verdade — ressaltou a lutadora.