Nesta segunda-feira (10), o Ypiranga empatou com o Náutico em 3 a 3, em partida da 12ª rodada da Série C. O Canarinho estava vencendo até os 45 minutos da etapa complementar, quando sofreu dois gols em dois minutos e desperdiçou dois pontos. Com o resultado, se mantém na 11ª colocação, com 15 pontos. Está três pontos abaixo do G-8, mas apenas dois acima da zona do rebaixamento. Situação dramática em função de uma seca de vitórias que passa de um mês (quatro partidas).
O castigo no final gerou muitas vaias da torcida e irritação do treinador Luizinho Vieira. Tanto que nem o comandante nem o presidente, Adilson Stankiewicz, apareceram para dar entrevista. Nesta terça-feira (11), uma reunião deverá definir o futuro da comissão técnica.
Luizinho está no comando do time desde o início de 2022, ano em que foi vice-campeão gaúcho. Seu contrato vai até dezembro de 2023. A pressão existe, tanto que o treinador não cumpriu a rotina de falar após as partidas. O escalado foi o atacante William Bárbio:
– Estamos muito chateados por ceder o empate no final. Tivemos uma semana muito boa de treinos, estávamos confiantes. E jogamos bem, abrimos 3 a 1, mas tivemos desatenção no final. Agora é falar menos e trabalhar mais pensando no próximo jogo.
Bárbio tem razão. O Canarinho teve uma atuação bem superior às últimas, especialmente no primeiro tempo. Aos oito, o Canarinho teve a primeira oportunidade, com Clayton, ao finalizar com perigo para intercepção da zaga. Aos 12, em chute de João Pedro, Vagner fez a primeira defesa da partida. Aos 17, o Canarinho abriu o marcador com Erick. O artilheiro levou a melhor contra os defensores do Timbu, invadiu a área e mandou no canto esquerdo.
Com 25, em cobrança de falta de Souza, Caíque defendeu o que seria o empate dos visitantes. Mas aos 27, o Canarinho ampliou com Jhonatan Ribeiro, que estava bem posicionado e aproveitou o cruzamento de Erick, mandando uma bucha para o fundo da rede. O Náutico descontou aos 31, com Paul Villero, que dominou e finalizou de bico para marcar o primeiro dos visitantes.
Na etapa complementar o Ypiranga voltou melhor. Aos 16, o Canarinho marcou o terceiro com William Bárbio, que de cabeça ampliou o marcador. Mas a partida foi resolvida nos acréscimos, quando a reação do Náutico começou. Aos 45, Alisson marcou o segundo dos visitantes, após chute de longe, que surpreendeu Caíque. O empate veio dois minutos depois, com Matheus Carvalho, que armou jogada e lançou na área. Victor Ferraz mandou pra rede.
A próxima partida do Ypiranga é no domingo (16), pela 13ª rodada. Recebe o Pouso Alegre, às 19h, no Estádio Colosso da Lagoa.