O Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango se tornou uma alternativa de prática de esportes em conjunto na região central de Passo Fundo. Desde 1º de junho, quando o sistema de agendamento das quadras de esportes por aplicativo começou , foram registrados 224 agendamentos dos espaços coletivos no local nos primeiros 30 dias, segundo dados da Secretaria de Esportes.
O montante apresenta uma média superior a sete agendamentos por dia no primeiro mês. Na pista de atletismo, o fluxo bate uma média de 100 pessoas por dia que dividem as atividades de caminhada e corrida, conforme a secretaria.
De acordo com o secretário de Esportes de Passo Fundo, Gilberto Bellaver, a procura tem sido intensa nas primeiras semanas, sobretudo das famílias que buscam momentos de lazer e também a prática de esportes.
— O fluxo está sendo muito bom, com as pessoas satisfeitas. As três quadras são muito procuradas para praticar esportes. Tem tanta procura que às vezes as pessoas tentam fazer o agendamento que gostariam e não tem mais horário. É uma concorrência boa e sadia — afirma.
Os estudantes de medicina Paulo Dambros Filho e Gustavo Sandri Melo jogam semanalmente na quadra de areia e no campo de futebol society do Fredolino Chimango nos horários de contra turno das aulas.
— A gente já veio umas quatro vezes, semanalmente viemos para jogar vôlei, também já jogamos futebol e basquete. A gente estuda perto, então facilita para vir em turnos livres para jogar. No domingo a gente vem também — declara Paulo.
Melo aponta o cuidado e a segurança do espaço como pontos positivos nestas primeiras semanas. Além disso, ele pontua o respeito da comunidade com o cumprimento dos horários agendados e das regras de convivência.
— Está muito bom, porque todo mundo está respeitando o espaço. Já teve algum ou outro probleminha, como rede rasgada, mas de forma geral, todo mundo respeita, ninguém coloca música alta, que não pode, bebida alcoólica no espaço, não tem problemas com horário, sempre tem segurança cuidando — enfatiza o estudante.
Os espaços mais procurados
Entre os espaços mais procurados estão, em ordem: o campo de futebol society com grama sintética, seguido da quadra de areia e, posteriormente, a quadra poliesportiva.
Bellaver reforça a importância do município contar com espaços que busquem a qualidade de vida para o cidadão. Para isso, ele também alerta que a comunidade deve ter cuidado com o patrimônio público.
— A gente sempre orienta para as pessoas utilizarem esses espaços da melhor forma possível. Não estamos enfrentando dificuldades, na maior parte do fluxo tudo está indo muito bem, mas sempre podem ter casos isolados. Então, o importante é cuidar destes espaços para todos poderem usufruir — completa o secretário de Esportes.
Como funciona o agendamento
A comunidade pode reservar horários semanais para usar os três espaços (campo de futebol, quadra de areia e quadra poliesportiva). De acordo com a secretaria de Esportes, o agendamento é realizado pelo site da prefeitura de Passo Fundo, por meio de um direcionamento a um software que agenda quadras. O usuário deve fazer o cadastro no aplicativo com o CPF.
Os horários de agendamento são disponíveis de segunda-feira a sábado a partir das 8h30min até às 20h (último horário disponível). Aos domingos, a janela de horários é a partir das 8h30min até às 17h30min (último horário disponível).
Competições no futuro
O secretário Gilberto Bellaver informa que o espaço será palco de competições municipais futuramente. A pasta já planeja a realização de competições de futebol society e vôlei de areia, além de categorias de base. Ainda não há datas programadas para a realização dos torneios até o momento.
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: