O Gaúcho está mais próximo da classificação para a próxima fase da Divisão de Acesso 2023. O Alviverde venceu o líder Monsoon por 1 a 0, na tarde deste sábado (8), na Arena Be8, em Passo Fundo, pela penúltima rodada da fase de grupos. O gol que garantiu o retorno da equipe ao G-4 foi do artilheiro da competição, Gabriel Rosseto, na segunda etapa.
Com a vitória, o Gaúcho chegou aos 18 pontos e sobiu para a terceira colocação do grupo A, atrás de Monsoon e Brasil de Farroupilha. Glória e União Frederiquense, que estão logo atrás na tabela, se enfrentam neste domingo (9), ou seja, o Gaúcho garante, ao menos, o quarto lugar na tabela para a última rodada.
O Gaúcho decide a classificação para a fase eliminatória na última rodada, contra o União Frederiquense, em Frederico Westphalen. A partida será às 15h, no domingo (16).
O jogo
A primeira finalização veio logo aos quatro minutos, após jogada pela esquerda, Henrique chutou fraco, no meio do gol, para defesa de Matheus.
Aos oito minutos, após jogada ensaiada em cobrança de falta, o Gaúcho quase abriu o placar com Vitor, em bate-rebate na pequena área.
Com toque de bola, o Monsoon conseguiu envolver o Alviverde nos primeiros minutos, em jogadas pela direita, com Tcharles, mas o líder não chegava a concluir em gol.
Aos 16 minutos, após cobrança de falta, Brasil espalmou, e na volta, Julinho tentou encobri-lo, mas sem sucesso. Aos 24, com maior presença no ataque, o Monsoon arriscou de fora da área com Makelelé, para defesa de Brasil.
Na parte final do primeiro tempo, o Gaúcho voltou a tomar as ações da partida, mas sem conseguir finalizar com perigo à meta de Matheus.
Gaúcho e Monsoon vieram com uma alteração de cada lado na segunda etapa para tentar abrir o placar na Arena.
Aos 10 minutos do segundo tempo, em jogada pela esquerda, Vitor finalizou da entrada da área e quase abriu o placar para o Gaúcho. Na sequência, em novo ataque, Cristian recebeu um passe pelo meio finalizou no meio do gol, para defesa de Matheus.
Logo depois, o Monsoon deu a resposta após sequência de escanteios. Em bola levantada para a área, Carlos Maia subiu mais alto e quase marcou, obrigando o goleiro Brasil a fazer uma grande defesa.
Sentindo o bom momento, o técnico Márcio Erbet fez três alterações no ataque aos 16 minutos, com as entradas de Zé Carlos, Deivão e Alisson. O Gaúcho também respondeu e colocou Rafael Magalhães.
Aos 22 minutos, em bola alçada na entrada da área, Rosseto recebeu um passe de Cristian e finalizou para grande defesa de Matheus. Em lance pela esquerda, Carlos Maia recebeu passe de Deivão, cortou o adversário e avançou na grande área. Ele finalizou no canto direito de Brasil, que espalmou para escanteio.
Com segundo tempo mais movimentado e de mais chances de gol, o Gaúcho abriu o placar aos 28 minutos. Em cobrança de escanteio, o artilheiro Rosseto subiu mais alto que a zaga adversária e cabeceou para o fundo das redes: 1 a 0. Foi o quinto gol do atacante alviverde, que divide a artilharia da competição.
Aos 43 minutos, o Monsoon tentou o empate em finalização de Vidmar, após cruzamento pela direita. O chute passou por cima da goleira adversária e levou perigo. No final, mesmo com pressão do Monsoon, o Alviverde conseguiu segurar a vitória.
Escalações
Gaúcho
Brasil; Tiba, Erick, Roger e Foguinho; Vitor, Laércio (Rafael Magalhães), Henrique, Kauan (Cristian); Rosseto (Thales) e Rafael Ibiapino. Técnico: Vanderson Pereira.
Monsoon
Matheus; João Vitor (Carlos Maia), Coutinho, Wagner e Julinho (Vidmar); Jessé, Gabriel Soares, Fabio Makélélé, Lima (Zé Carlos); Rodney (Deivão) e Tcharles (Alisson). Técnico: Márcio Erbet.
Próxima rodada
Na última rodada da primeira fase, o Gaúcho viaja até Frederico Westphalen, onde enfrenta o União Frederiquense, no domingo (16), às 15h, na Arena União Frederiquense.
O Monsoon encerra a primeira fase jogando em casa, diante do Brasil de Farroupilha, no Parque Lami, às 15h de domingo.