Após a vitória no jogo de ida das quartas de final da Divisão de Acesso, o técnico do Passo Fundo, Bruno Coutinho, comemorou o acerto na estratégia contra o Santa Cruz. O sistema defensivo do seu time foi o grande destaque na vitória por 1 a 0, neste domingo (23).
Durante a semana, o treinador havia comentado que o adversário estava sendo mapeado. Toda essa atenção tinha um bom motivo. O Santa Cruz tem o melhor ataque do campeonato com 20 gols. Para conseguir um resultado positivo, precisava parar os atacantes rivais. E deu certo. Além de neutralizar os atacantes, criou mais chances de gol em jogadas de contra-ataque.
- Quando vira a chave da primeira fase, a gente muda a estratégia. Fomos muito consistentes. A gente atacou correndo menos riscos. A gente propôs menos. Quando você propõe o jogo, corre muitos riscos tentando entrar pelo centro do campo. A gente aprofundou mais, fomos mais agudos para não cometer erros. Encontramos um gol numa jogada de bola parada e contamos com o Daniel bem posicionado. Enaltecer a defesa é uma questão essencial. Passa por eles o resultado deste primeiro jogo – avaliou o treinador.
A estratégia que deu certo no primeiro jogo deverá ser mantida para a partida de volta em Santa Cruz do Sul, no domingo (30). Durante a semana, os treinos deverão seguir na mesma linha para manter a vantagem.
- É isso que a gente quer. Uma defesa sólida, sem passar nada e em poucas escapadas conseguir fazer o gol. Dentro de um planejamento, é um plano perfeito de qualquer treinador. Zerado atrás, com uma defesa sólida, correndo zero riscos. A gente arranca na frente, mas tem esse sufoco todo da volta. Em Santa Cruz é complicado, um estádio bem peculiar. A gente respeitou muito a equipe que fez uma excelente classificatória, mas eu falei para os atletas que esse era o nosso momento. A gente teve um crescimento gigante no segundo turno, com a melhor campanha. A gente tem que manter nesse nível - comentou o técnico, que ainda completou:
- A gente alterou a maneira de jogar para cometer menos erros. Essa competição é assim. Quem comete menos erros acaba avançando. Estou satisfeito com o que eles apresentaram.
Na partida de volta, na casa do adversário, o Passo Fundo poderá jogar por uma vitória ou um empate para classificar. Em caso de derrota por um gol de diferença, a vaga para a semifinal será decidida nos pênaltis. Se o Santa Cruz vencer por dois gols de diferença, ou mais, estará classificado.
- É extremamente importante arrancar na frente neste duelo de 180 minutos. Mas é difícil conter a euforia. Teremos a semana inteira para controlar a euforia e tentar repetir a atuação daqui – destacou.