O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) movimenta Passo Fundo neste domingo (3). Mais de 5,4 mil estudantes da Região Norte fazem a prova sobre linguagens e ciências humanas, além da redação, no município.
Em 2024, cinco locais sediam o Enem: Faculdade Anhanguera, Faculdade Ideau, Universidade de Passo Fundo, Escola Eenav e Escola Protásio Alves. Os inscritos têm cinco horas e meia para resolver 45 questões de língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação, mais 45 questões de história, geografia, filosofia e sociologia, além de produzir o texto dissertativo-argumentativo que deve ter entre sete e 30 linhas.
Na Faculdade Ideau, a movimentação já era intensa antes mesmo do horário de abertura, ao meio-dia. Agentes de trânsito orientaram o tráfego na região, além do estacionamento para ônibus de outros municípios, como David Canabarro e Muliterno.
No local, cerca de 50 salas recebem a aplicação das provas, reunindo iniciantes e veteranos no Enem. Estudante de Medicina em uma universidade federal, Joice Almeida, 29 anos, busca com o exame a transferência para outra instituição.
Confiante em sua preparação, ela aproveitou os últimos minutos para ouvir músicas com cunho mais social, buscando inspiração para a redação:
— Eu espero que vai ser bem crítica, principalmente, e tenho dois eixos na cabeça: o eixo climático, por conta das repercussões do Brasil nas convenções internacionais, e o que o Ministro da Educação falou sobre metas que o Brasil tem de valorizar o Magistério. A prova de humanidades eu acho que vai ser um pouco mais complexa do que as últimas, com mais conteúdo. A de linguagem é sempre um mistério, parece simples, mas não é simples — avaliou Joice.
Já Luísa de Biase Vieira, 17 anos, faz o exame pela primeira vez neste domingo. A “treineira” já vislumbra um futuro na área do Direito e aposta no Enem para conseguir a vaga em uma universidade federal ou uma bolsa no ProUni.
— Eu estou bem nervosa! Eu sei que é só treino, não é nem a prova final. mas, mesmo assim, tenho um friozinho na barriga — disse a estudante.
E na primeira vez enfrentando o Enem, Luísa teve um apoio extra: foi acompanhada pelos pais até a entrada do prédio. Para a mãe, Liziane de Biase Vieira, ver a filha nesse estágio é um misto de emoções.
— Parece que foi ontem que eu levava ela para fazer o prézinho, e agora já está aqui para tentar o Enem. Então, é um misto de orgulho e desapego. Se pudesse entrar e ficar do ladinho segurando a mão, a gente ficava — brincou Liziane.
O primeiro dia de prova iniciou pontualmente às 13h30min e deve se encerrar às 19h. No próximo domingo (10), o segundo dia do Enem, serão aplicadas as questões de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.