Com início das atividades nesta semana, a Universidade de Passo Fundo (UPF) passa a contar com o restaurante universitário durante o almoço para estudantes, funcionários, professores e visitantes. A novidade é uma demanda antiga da comunidade acadêmica por preço acessível para fazer refeições no campus-sede.
Quem define o cardápio e prepara os alimentos é o laboratório do curso de Nutrição, inaugurado junto com o restaurante. Ainda em fase de experimentação, são oferecidas de 100 a 150 refeições por dia. Os interessados devem informar a intenção de almoçar no campus para reservar o prato através de formulário online.
Em formato de buffet, são oferecidas três opções de saladas, arroz, feijão ou lentilha e uma terceira opção de guarnição para acompanhar (como legumes refogado ou macarrão). Tudo é pensado pela equipe para oferecer uma opção de almoço saudável, como explica a coordenadora de Nutrição, Valéria Hartmann:
— O cardápio sempre vai ser diversificado porque queremos trabalhar com essa sazonalidade, servindo aquilo que os agricultores estão produzindo. Nos próximos meses devemos ter milho verde, mandioca e alimentos da época. Sempre procurando diversificar nas cores e deixando as refeições saudáveis. Por isso não teremos fritura, por exemplo.
Quem provou, gostou da iniciativa
Ter a opção barata, saudável e próxima dos prédios de ensino são os principais pontos positivos citados do estudante de Engenharia de Computação, Lucas Mezzomo Fachinetto. Antes do restaurante, ele precisava se deslocar pelo bairro em busca de refeições mais baratas:
— Não estava almoçando no campus porque não encontrava comida de qualidade por um preço acessível. Essa é uma comida simples, mas boa, e por preço justo. Assim fica muito mais fácil e não perco tempo do meu intervalo.
A opinião é compartilhada pela auxiliar da diretoria de ensino, Jéssica Zulke, que teceu elogios e deixou sugestões para a melhora do serviço. Entre os detalhes, ela aponta a necessidade de placas que orientem para o não desperdício de comida e destacou os valores nutritivos das opções do buffet:
— Eu gostei muito porque vai abranger toda a comunidade, estudantes e servidores. Achei muito caprichosa, com a salada temperada com manjericão e a carne muito gostosa. Tudo balanceado e nutritivo, bem o que prefiro para o dia a dia. Acredito que voltarei sempre, pelo preço e pela comida.
Extensão à comunidade e opção de janta no futuro
Depois da fase experimental e maior adesão da comunidade acadêmica, a ideia é que sejam avaliadas formas de expandir o número de refeições servidas no restaurante universitário, ampliando também o serviço para o turno da noite, oferecendo jantas.
A equipe, que atualmente conta com quatro funcionários (chefe de cozinha, aluno de nutrição, nutricionista e ajudante), também deve ser ampliada por conta da demanda. A expectativa é de que no mês de julho hajam as definições.
Já o Laboratório de Nutrição, que funciona em parceria com a Secretaria de Educação de Passo Fundo, também deve servir como local para formações e capacitações da comunidade escolar do município. Entre as frentes, estão sendo planejados espaços para receber merendeiras e funcionários de cozinha.
Serviço: Restaurante Universitário da UPF
- Onde: Centro de Convivência da UPF
- Horários: de segunda a sexta-feira, das 11h às 13h30min
- Preços: R$ 10 para estudantes (mediante apresentação da carteirinha estudantil) e R$ 20 para a comunidade em geral