Foi lançada neste sábado (11), a Escola Pública de Esportes em Passo Fundo, no norte do Estado. A iniciativa vai disponibilizar aos estudantes práticas esportivas gratuitas no turno inverso do ensino regular. Entre as modalidades está o vôlei, futsal, basquete e atletismo. O projeto já conta com um piloto, onde 139 crianças e adolescentes participam.
A partir de segunda-feira (13), novas vagas estarão abertas. Podem participar crianças e adolescentes de até 15 anos, que estejam matriculados na rede municipal, estadual ou particular de ensino. As atividades ocorrem nas escolas de Ensino Fundamental Daniel Dipp e Professora Helena Salton, além das dependências do Centro de Esporte e Lazer Fredolino Chimango. Conforme a prefeitura, as inscrições podem ser feitas diretamente na escola, onde vai ser entregue uma ficha que deve ser preenchida e assinada pelos pais.
Ainda conforme a prefeitura, a iniciativa faz parte da carta das Cidades Educadoras, que possui um dos eixos voltados ao serviço integral às pessoas.
— Crianças saudáveis aprendem mais e melhor. Dentre as principais formas de promoção da saúde, o esporte é, sem dúvida alguma, o que melhor mobiliza os sujeitos no desenvolvimento de hábitos saudáveis — ressaltou Pedro Almeida, prefeito de Passo Fundo.
As atividades são realizadas pela Secretária Extraordinária de Educação com apoio da Secretária de Educação.