Pela primeira vez no Brasil, um curso promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) debaterá a mobilidade humana causada pelas mudanças climáticas.
Em formato online, as aulas abordarão o problema da migração das populações, dentro de um mesmo país ou para fora, em função das mudanças e dos desastres naturais. Entre as temáticas, estão assuntos locais e internacionais, como as recentes enchentes no Vale do Taquari e os terremotos no Marrocos e na Turquia.
— Falaremos das pessoas que tiveram que migrar para morar em outro lugar por conta da desertificação ou do nível do mar. Também trataremos das enchentes que tivemos agora, será que essas pessoas vão continuar a morar nesses locais? — questionou a professora Patrícia Grazziotin Noschang, do Balcão do Migrante e Refugiado da UPF.
As aulas começam na próxima segunda-feira (2), com encontros semanais até 6 de novembro. Entre os convidados, haverá participação de representantes governamentais do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).
A iniciativa é conjunta entre a escola de Ciências Jurídicas da UPF, com colaboração da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, Climate-U e Green Office UPF.
As inscrições encerram nesta terça-feira (26) e podem ser realizadas pelo site da UPF, com taxa de R$ 140. O valor será destinado exclusivamente para cobrir os custos institucionais.
Programação
- 02/10: introdução às mudanças climáticas, com a Luciana Brandili (UPF)
- 09/10: mudanças climáticas contemporâneas, segurança alimentar e litigância climática, com Alessandra Lhemen (Universidade de Caxias do Su) e Cristiane Derani (UFSC)
- 16/10: introdução à migração e meio ambiente, com Patrícia Grazziotin Noschang (UPF) e Marcia Abreu (Escola Superior da Advocacia)
- 23/10: migração, meio ambiente e deslocamentos internos, com Andreia Pacífico (Universidade Estadual da Paraíba)
- 30/10: refúgio ambiental, com Carolina Claro (Universidade de Brasília) e Pedro Henrique de Moraes Cicero (Conare)
- 06/11: Justiça ambiental e climática, com Leilane Reis Santos (Rede Sul-Americana para as Migrações Ambientais) e William Torres Laureano da Rosa – Cátedra Sérgio Vieira de Melo (ACNUR/Brasil)