Em Passo Fundo, 385 pessoas renegociaram a dívida do Financiamento Estudantil (Fies). A adesão representa 29,5% dos 1.287 contratos inadimplentes aptos a participar do programa Desenrola Fies no RS, conforme dados repassados pelo Ministério da Educação (MEC).
O índice é classificado como baixo pela pasta uma vez que, a nível nacional, 55% dos devedores já firmaram acordo com os bancos participantes para renegociar as dívidas. Nesses casos, o desconto do pagamento pode chegar a 99%, com 100% dos juros e multas suspensos em casos de atraso de pagamento. Qualquer cidadão terá direito a refinanciar o Fies em condições vantajosas, mesmo quem estiver com as parcelas em dia.
Conforme o Ministério da Educação, o governo já arrecadou cerca de R$ 1 milhão apenas com o valor das entradas destas renegociações. Já a Caixa Econômica Federal, que tem a maioria dos contratos, aponta que foram R$ 15 milhões renegociados no período do programa.
Segundo o MEC, o RS tem mais de 38 mil pessoas inadimplentes que poderiam participar do Desenrola Fies. O programa foi lançado em 2023 e visa oferecer condições para renegociação da divida no programa do ensino superior. São beneficiados os estudantes com dívidas em contratos estabelecidos até o fim de 2017 e que estejam em fase de amortização até 30 de junho de 2023.
Os interessados que se enquadrem nos requisitos têm até 31 de maio para procurar a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil para solicitar a renegociação da dívida.