Quem já se aventurou pela culinária de Passo Fundo, no norte do Estado, provavelmente foi aconselhado a provar um pastel de feira. Entre os mais queridos da cidade, a fama do Pastel da Gare começou há pelo menos 15 anos, e hoje o negócio vende cerca de 30 mil unidades por mês.
A receita surgiu na Feira do Produtor, mantendo a tradição de um bom pastel. E para abastecer a demanda, tudo é produzido diariamente em uma fábrica no distrito de Bom Recreio, interior de Passo Fundo.
Gerenciado pelo casal de sócios Elisa Stefani e Leonardo Mainardi, atualmente o negócio possui duas unidades: uma na própria feira e outra no Bella Città Shopping. E o segredo do sabor inconfundível, conforme Mainardi, está na padronização e na escolha de insumos.
— Todo Pastel da Gare que você comer, em qualquer lugar da cidade, vai ter o mesmo padrão. São as mesmas mãos que fazem tudo, na fábrica, e prezamos pela organização. Os ingredientes são todos naturais, colocados dentro da massa que também é feita por nós — contou.
A jornada até os 30 mil pastéis
A marca Pastel da Gare surgiu em 2009, quando o casal de sócios assumiu o negócio que era da família de Elisa, conhecido como Pastel da Vó Lenira. Na época, a média de venda era de apenas 80 unidades por feira.
Segundo Mainardi, a popularidade do produto foi totalmente orgânica, sustentada pelo boca a boca dos consumidores. Ao longo do tempo, a empresa cresceu na produção, no número de funcionários e na quantidade de sabores oferecidos: o cardápio atual conta com versões doces e salgadas e recebe uma adição a cada estação.
— O pessoal quer novidades. Chegamos numa situação que nos cobram qualidade e não valor. Então a cada quatro meses adicionamos um sabor. O último foi de salame com queijo e já se tornou um dos mais vendidos, junto do tradicional de carne moída, costela e o de churrasco — elenca o feirante.
Sabor para todos os públicos
Queridinho da Feira do Produtor, o Pastel da Gare agrada a todos os públicos, com consumidores que vão desde crianças até pessoas com mais de 65 anos. A compra ocorre de forma gradual ao longo do dia, como comenta o proprietário:
— Tudo começa às 5h30min, quando recebemos a galerinha que tá saindo das festas e vem aqui lanchar conosco. Depois disso começa a vir o pessoal que vai trabalhar no sábado de manhã e pega o pastel pro café. Em torno de 8h30min chegam as famílias que visitam a feira, isso até umas 11h. A partir daí vêm aqueles que vão almoçar o pastel e ficam com a gente até o fechamento.
E a escolha pelo pastel tem os mais variados motivos. Para a professora Ana Paula Pedroso, o Parque da Gare é uma opção de refúgio no centro da cidade, e o pastel o torna mais atrativo.
— Sempre que posso eu venho comer o pastel e tomar um suco, além de tomar um ar e passear. É algo que a gente gosta. É terapêutico — afirma.
Já para o motorista Nicolau Pot, o pastel é a garantia de um lanche de qualidade. Nesta semana ele levou a esposa, Alessandra Ferreira, para experimentar a iguaria pela primeira vez.
— É uma tradição. Quando estou na Gare venho tomar um cafezinho com pastel. Cada vez eu como um sabor diferente e é muito gostoso, bom mesmo — conta o motorista.
Hábito que foi aprovado pela esposa:
— Vim pela primeira vez porque meu marido me trouxe e resolvi provar o tradicional, de carne. E realmente é ótimo, muito gostoso — avaliou Alessandra.
O futuro
Com o sucesso, a empresa estuda a possibilidade de se tornar uma franqueadora no futuro. O passo ainda depende de uma expansão das máquinas da fábrica, mas não faltam incentivos.
— Nós não esperávamos tanto reconhecimento por algo que era um meio de subsistência para nós, mas foi graças a muito esforço, trabalho e capricho. O público foi se renovando ao longo dos anos, temos um ciclo que não vemos acabar tão cedo, então estamos nesse período de querer crescer mais, nos organizando para isso — finaliza Leonardo Mainardi.
Pastel da Gare
Funcionamento: toda quarta-feira, das 10h às 18h, e no sábado, das 5h30min às 12h30min, na Feira do Produtor; e diariamente, das 10 às 22h, no Bella Cittá Shopping
Endereço: a Feira do Produtor fica na Avenida 7 de Setembro, 1000 - Centro; já o Bella Città fica na Rua Coronel Chicuta, 355 - Centro