Uma pizzaria de Passo Fundo passou a integrar a lista das 50 melhores da América Latina eleitas pelo guia italiano 50° Top Pizza. O ranking é a avaliação mais importante do mundo no setor, que, além da Le Mani, premiou outras três pizzarias gaúchas neste ano.
Criado em 2017, o guia elegia inicialmente as pizzarias da Itália. Com o passar dos anos, expandiu para outros países da Europa, além dos Estados Unidos e da Ásia, chegando pela primeira vez na América Latina em 2024.
O restaurante passo-fundense ocupa o 50º lugar na premiação. Para entrar no ranking é preciso seguir as tradições italianas e ter boas notas em um conjunto de fatores, como atendimento, ambiente, decoração e limpeza. Além disso, claro, a qualidade dos insumos e do preparo dos alimentos também é um diferencial.
Na escolha dos vencedores, um inspetor visita o local sem se identificar, para avaliar todos os fatores. Não é necessário que a pizzaria faça uma inscrição ou sequer deseje fazer parte da lista. No caso da Le Mani, o resultado foi recebido em fevereiro através de um e-mail secreto, que informava sobre a estreia da pizzaria no Top 50 Latino. Os sócios, Marcelo Ferreira Santos e Karine Bortolin Sassi, comentam que receberam a notícia com desconfiança:
— Achamos que seria improvável termos sido notados por um guia internacional. Só decidimos ir a premiação uma semana antes, com o prazo já apertado. Mas, ao chegar e ver tantos profissionais que são referências para nós, aí sim acreditamos— brinca Marcelo, que se sentiu na Copa do Mundo durante o evento.
— É algo muito importante tanto para a gastronomia, quanto para o público. Isso nos dá uma empolgação, nos valoriza. Estamos no interior e oferecemos uma experiência tão boa quanto às servidas em grandes centros ou pontos turísticos — avalia Karine, que destaca ainda a valorização que o prêmio traz para negócios locais, mostrando que Passo Fundo também tem boas opções.
O prêmio foi entregue em cerimônia no Instituto Cultural Italiano, no Rio de Janeiro, no dia 16. Entre os 50 estabelecimentos premiados por suas excelentes pizzas, 25 são brasileiros. O ranking ainda traz restaurante de outros países latinos como Argentina, Chile, México e Costa Rica.
A pizzaria
Há cinco anos em Passo Fundo, a Le Mani surgiu da vontade dos sócios de empreender, aproveitando o início da popularização da pizza napoletana no RS. Com proposta informal, a equipe apostou na profissionalização para seguir a receita italiana, dedicação que foi reconhecida no Top 50.
— A gente quis colocar a pizza no dia a dia das pessoas, como quem compra um sorvete. Até hoje é um desafio apresentar a pizza napoletana, passamos por alguma reformulações de cardápio, decoração e local, e o prêmio com certeza coroa tudo isso — reflete Marcelo.
Seguindo a receita tradicional, a pizza da Le Mani leva farinha e outros insumos importados de Nápoles, na Itália, além de ingredientes frescos locais. A massa de longa fermentação passa por um período de descanso de 24 horas, e é levada ao forno a temperatura de 470ºC por 90 segundos. Outro diferencial é o queijo é utilizado: a famosa mozzarella Fior Di Latte, específica para a pizza napoletana.
Uma vez integrando o primeiro ranking da América Latina, o desejo dos sócios é aperfeiçoar a técnica para subir de colocação nos próximos anos. Entre os planos, a ideia é ousar mais no cardápio, sem tirar os pés no chão e mantendo a qualidade.
— Queremos trazer referências de outros lugares para cá, principalmente nesse momento em que as pessoas estão nos procurando pela experiência. Estamos com alguns planos de novos sabores e combinações — adiantou Karine.