Para além dos destaques na área da saúde e educação, Passo Fundo, no norte do Estado, também movimenta a região na área de serviços, principalmente no setor gastronômico. Em constante crescimento, as opções são variadas, o que se destaca principalmente na vida noturna.
Nesta reportagem, que é a primeira de uma série sobre a gastronomia da cidade, GZH elenca cinco restaurantes e lanchonetes que fazem sucesso à noite, entre pizzarias, lancherias e culinária internacional. As opções podem contemplar diferentes gostos e faixas etárias, em ambientes mais elegantes ou descontraídos.
Boka Lanches
Pioneiro na rua boêmia de Passo Fundo, o Boka Lanches foi criado há 51 anos e segue fazendo sucesso para diferentes públicos na Rua Independência, no Centro. Hoje com duas sedes, o Boka e o Bokinha servem diariamente lanches, pratos quentes e bebidas. Ponto de encontro de amigos, os locais também são refúgio da madrugada para quem aproveita a vida noturna da cidade durante o fim de semana.
Apesar do cardápio diverso, dois pratos são os mais conhecidos do Boka: o cheese salada e a sopa de capeletti. O lanche foi um dos primeiros da cidade, com uma receita trazida de uma viagem ao Rio de Janeiro pelo criador do local, Eduardo Otto Wentz. O segredo, segundo o gerente do Bokinha, Alexandre Picini, está no preparo e na maionese, a queridinha dos clientes.
— Acho que o diferencial é porque prensamos o pão antes de recheá-lo, o que faz com que a salada não murche. Ele também não acompanha ervilha nem milho. Já a maionese é uma receita bem caseira mesmo, dessas que as famílias fazem aos domingos. Quem inventou tudo foi o Edu, e mantemos até hoje — relembra, saudoso, a memória do amigo, que faleceu em 2020, vítima da covid-19.
Já a sopa de capeletti é famosa por salvar a embriaguez de quem frequenta o Boka na saída de festas, antes de ir para a casa. O músico e empresário Samuel Quadros, 39 anos, frequenta os restaurantes há pelo menos 17 anos e já transitou pelos diferentes públicos do local, desde os que vão para jantar, até os que chegam pela madrugada.
— Eu chegava dos shows e ia para o Boka fazer o lanche, e hoje eu continuo vindo pelo atendimento, que mudou. Acabei ficando amigo dos garçons, e para mim isso faz muita diferença. A comida é muito boa e com valor honesto, além da cerveja que está sempre gelada — brinca Samuel.
Atendimento diariamente, das 18h às 2h. Nas sextas e sábados, até as 5h.
Rua Independência, 500, bairro Centro
(54) 3311-0010 ou pelo Instagram @boka_lanches
Don Gentil Pizzaria e Petiscaria
A petiscaria e pizzaria Don Gentil possui amplo salão para atender grandes grupos de famílias e amigos, e um segundo espaço reservado que pode ser usado para eventos ou reuniões corporativas. No cardápio, são 70 opções de petiscos, filés, massas, risotos e sobremesas, mas o carro chefe são os 100 sabores de pizzas, entre doces e salgadas.
Feitas com massa de longa fermentação e assadas em forno à lenha, as pizzas acompanham maionese verde ou tradicional quando saboreadas no restaurante. Presente na cidade há 10 anos, a Don Gentil é a opção para quem não abre mão de um ambiente agradável e com atendimento atencioso.
— Eu venho desde a abertura, e a qualidade e o atendimento são iguais. A minha favorita é a pizza de camarão e na sobremesa o pavê de ouro branco. Sempre trago minha família e amigos, todos adoramos, é nossa opção quando queremos jantar fora — conta a cliente fiel e empresária do ramo de jóias, Daniele Biolchi, 28 anos.
De acordo com o gerente Vinicius Terres, 26 anos, o sabor mais procurado é o que leva o nome do restaurante, que conta com tiras de filé, tomate cereja, palmito e queijo gouda. Quem escolher visitar o restaurante também pode acompanhar a mesa o trabalho dos cozinheiros, por meio de uma janela de vidro na cozinha, que dá vista ao forno em formato iglu.
— Acho que por sermos um restaurante familiar, trazemos essa ideia de compartilhar. A pizza também tem isso, de viver bons momentos em torno de uma mesa e estar junto dos seus. Aqui as pessoas podem pedir pratos diferentes, mas estando juntas, vivendo momentos e compartilhando — resume Vinícius.
Atendimento diariamente, das 18h às 23h. (às segundas, somente delivery)
Rua dos Andradas, 572, bairro Boqueirão
(54) 3045-4455 ou pelo Instagram @DonGentilPizzaria
Paisano Cocina Mexicana
Restaurante próximo da Rua Independência, o Paisano Cocina é referência na culinária mexicana na cidade há 11 anos. Com decoração intimista e luz baixa, o local lembra um porão, e é aconchegante para encontros de casais e pequenos grupos de amigos. O cardápio é composto por opções salgadas e doces, além de drinks típicos do México.
O prato que faz mais sucesso entre os clientes é o Nachos Conjuntos com bacon, uma entrada que pode ser compartilhada entre duas ou mais pessoas. A porção entrega as tortilhas crocantes de milho cobertas com molho levemente apimentado e queijo cheddar. Três molhos acompanham o prato: guacamole, pico de gallo e sour cream. Na sobremesa, o queridinho são os “Los Churros Tradición”, acompanhados de doce de leite.
De acordo com a sócia do restaurante, Camila Fritzen, o diferencial do local está atrelado às opções feitas para compartilhar, o que reúne a clientela de pequenos grupos. Apesar da carta de drinks, o foco está nas refeições, que tem acompanhamento constante para que o padrão siga o mesmo.
Para visitar o Paisano não é necessário fazer reserva de lugares, portanto, é aconselhado que o cliente chegue cedo. O empresário Thiago Casagrande, 40 anos, é um dos que procura o Paisano sempre que quer um momento de lazer:
— Meus pratos favoritos aqui são os nachos e os churros. Venho sempre com minha família e amigos, é um lugar acolhedor e que eu me sinto bem.
Atendimento diariamente das 18h30min às 23h. Na Gare, de terça a domingo, das 18h30min às 23h
Rua Benjamin Constant, 803, bairro Centro e na Gare Estação Gastronômica (Av. 7 de Setembro, 1007, bairro Centro)
(54) 3046-0405 ou pelo Instagram @paisanopf
Sushi do Adão
Ambiente descontraído e aconchegante, o Sushi do Adão é um dos mais tradicionais da culinária japonesa em Passo Fundo. Presente na cidade há sete anos, o local é ponto de encontro de casais e amigos, sendo que pelo menos 70% do público é feminino.
Com opções a la carte, o cliente pode escolher entre peças tradicionais e originais. Porém, o que faz sucesso mesmo é o rodízio, conhecido como Festival. Nesta modalidade, o cliente paga um valor fechado e recebe entradas quentes e frias, além de um prato com variedade de peças e peixes disponíveis no dia. É possível solicitar reposição das peças, sem limitação.
— Com certeza o que faz mais sucesso é o nosso sistema de Festival, os clientes amam. E, para nós, o segredo é nunca abrir mão da qualidade, com insumos frescos e produtos de alto padrão, e também focar na experiência do cliente, isso faz toda diferença — afirma a sócia do restaurante, Martina Letti.
Cliente recorrente, a corretora de imóveis Aliane Piccoli, 30 anos, conhece o Sushi do Adão desde a primeira sede, da qual era vizinha. Naquela época, ela conta que o que chamou sua atenção foi a possibilidade de ver o trabalho sendo realizado da cozinha e poder observar os cuidados e organização.
— Eu sou suspeita de falar, porque já provei o cardápio inteiro. Mas tem uma entrada deles, a sunomono, que eu amo de paixão. Já provei de inúmeros restaurantes, mas para mim o deles tem um diferencial. Este nunca falta no meu pedido — assume.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 19h às 23h
Rua Independência, 12, bairro Centro e quiosque na Gare Estação Gastronômica (Av. 7 de Setembro, 1007, bairro Centro)
(54) 3632-6178 ou pelo Instagram @sushidoadao
Somare Pizzaria
Famosa pelo seu rodízio de pizzas, a Pizzaria Somare está presente na cidade há 23 anos. A pizzaria oferece cerca de 60 sabores, salgados e doces, que podem ser escolhidos também no modelo a la carte ou delivery.
Com espaço amplo, dividido entre salão principal e um mezanino, o local é uma opção para casais ou grupos de família que queiram se esbaldar com um jantar em formato de rodízio. Segundo um dos sócios proprietários, Felipe Moro, a massa das pizzas é feita de maneira diferente, o que permite que os clientes provem vários pratos:
— A receita da massa da pizza é diferente para o rodízio. É mais leve, sem gordura, tudo pensado para que não “pese”, o segredo para que o cliente não fique com sensação de estar estufado ou cheio ainda nos primeiros pedaços — explica
Entre os sabores mais procurados, a pizza de picanha com cebola caramelizada é a que mais se destaca. Já entre as diferentes, a pizza de sushi é uma das receitas inventadas no local. O sabor é assado e lembra um Uramaki Filadélfia, montada com camadas de algas, arroz, cream cheese e lâminas de salmão, finalizada com gergelim e cebola verde.
Já para quem optar por pedir a pizza em casa, alguns detalhes serão diferentes. Neste modelo, a receita da massa permite bordas recheadas e são assadas em forno à lenha.
Atendimento de terça a domingo, das 19h15 às 22h15. Em delivery, das 18h30min às 22h45min
Avenida Presidente Vargas, 1870, bairro São Cristóvão
(54) 99929-2341 ou pelo Instagram @PizzariaSomare