A Estação Gastronômica da Gare em Passo Fundo, no norte gaúcho, recebeu nesta quarta-feira (27) a abertura do Festival Tio Mena de Bandoneon. Neste ano, o evento homenageia os cem anos de Plínio Mena Barreto do Amaral, conhecido como Tio Mena, idealizador do encontro.
O músico ficou conhecido após popularizar canções folclóricas e nativistas gaúchas por meio de um instrumento parecido, porém com timbres diferentes, da gaita. Aos 99 anos, ele ainda lembra do momento da criação do Encontro de Bandoneon em Passo Fundo, que agora passa a ter o nome do festival.
O artista responsável por tornar o município a a Capital Estadual do Bandoneon em 2013 completa cem anos no dia 8 de dezembro.
— Lembro que eu e mais um sobrinho fomos para Santa Cruz do Sul em um Encontro de Bandoneon. Quando saímos de lá, falei para ele que queria fazer um encontro em Passo Fundo também. E fizemos. Eu passava pedindo patrocínio no comércio para fazer. A prefeitura dava mil reais na época, o restante eu conseguia no comércio. Depois de oito anos eu decidi entregar para a prefeitura seguir com o projeto. Estou feliz de estar aqui hoje e vou tocar duas ou três músicas — afirmou.
O evento conta com artistas da Argentina, Uruguai e Brasil e segue até quinta-feira (28). Para a secretária de Cultura do município, Miriê Tedesco, a realização do evento é uma forma de manter vivo o instrumento e o apelo histórico que ele tem no Rio Grande do Sul.
— É um instrumento com uma certa dose de exotismo. Não é todo mundo que tem habilidade, talento e que domina a técnica. Como histórico de realização, esse evento, como ele é, já tem 22 anos. Nós somos a Capital Estadual do Bandoneon, então esse festival representa muito para o município e este ano o Tio Mena completa cem anos — pontua.
Além da abertura oficial do evento às 19h, os participantes também puderam acompanhar uma Tertúlia Livre.
Programação desta quinta-feira (28)
- 19h: abertura oficial com a Orquestra da Escola Pública de Música Yamandu Costa, apresentação de bandoneonistas da Argentina, Brasil e Uruguai; Tertúlia.