A primeira edição do Danzpare Juvenil, evento internacional com bailarinos de 16 países da Europa e América Latina, chegou às escolas estaduais de Passo Fundo nesta segunda-feira (11). O cronograma de apresentações ocorre durante todo o dia, passando por 28 escolas e 10 mil estudantes.
Nas instituições, os artistas fazem uma apresentação musical e abrem espaço para interações com os alunos. Há oportunidade de fazer perguntas sobre os países de origem dos bailarinos, aprender jogos típicos, um passo de dança e até mesmo novas palavras em diferentes línguas.
No itinerário de apresentações da manhã, os alunos da Escola Nicolau de Araújo Vergueiro (Eenav) receberam uma dupla de dançarinos da Ucrânia, os bailarinos Oleksantr Korol, 16 anos, e Kateryna Kirichuk, 15. Pela primeira vez no continente americano, eles relataram as primeiras impressões do país:
— Achamos muito bonita a natureza, tudo é muito diferente da Europa. Também ficamos muito felizes de conhecer a praia, em visita a Capão da Canoa, porque não temos litoral na Ucrânia, então só de ter conhecido o mar já valeu a viagem — disse Kateryna.
Durante espaço para perguntas, que contou com a ajuda de tradutores, os alunos tiveram a oportunidade de perguntar sobre a realidade da Ucrânia, que está em guerra há quase três anos.
— Nosso povo queria que a gente falasse sobre como é tentar manter uma vida normal durante a guerra e explicar a realidade das crianças, como elas procuram manter as aulas nas escolas. Uma coisa é vocês saberem pela televisão, outra é ouvir a nossa vida real, ter essa conexão do que acontecesse conosco — resume Oleksantr.
Esse espaço para troca de culturas é bem visto pela diretora da Eenav, Thelli Camargo Faria Arsand. Para ela, a interação abre novas oportunidades para o ensino dos alunos:
— Toda forma de cultura é bem-vinda sempre, são outras formas e metodologias de educá-los. É riquíssimo recebermos pessoas de outros países, que conseguem entregar o máximo de conhecimento de seus locais, é uma forma dos estudantes terem contato com outras línguas, com outras culturas.
1º Danzpare Juvenil
Os bailarinos permanecem na cidade em circuito de apresentações até a próxima quarta-feira (13). Passo Fundo é a última cidade a receber o Danzpare. Os pares já passaram por Marau, Fortaleza dos Valos, Capão da Canoa e Cruz Alta.
Para a produtora cultural e proprietária da Baillar Centro de Danças, Raquel Rubert Pereira, os momentos de atividades culturais gratuitas levam conhecimento e alegria para pessoas que talvez não tivessem oportunidade de assistir as apresentações:
— O Danzpare é uma forma de compartilhar a dança, indumentária e idioma a pessoas indistintamente de seu poder aquisitivo, raça ou cor. Além dessa troca, também proporcionamos momentos de alegria e descontração, no meio de uma realidade tão estressante que vivemos, no sentido de violência, questão financeira e todos os problemas climáticos nos acometeram.
Próximas apresentações
Segunda-feira (11)
- Manhã e tarde: apresentações em escolas na rede municipal de ensino de Passo Fundo
Terça-feira (12)
- 18h: desfile público na Rua Morom (da Fagundes dos Reis até a Coronel Chicuta)
- 19h: show público no Bella Città Shopping (na Praça de Alimentação — entrada franca)
Quarta-feira (13)
20h: jantar show de encerramento no Salão Cristal do Clube Comercial.
Evento tem parceria com o Centro de Ensino Médio Integrado UPF, que completa 35 anos de história. Os ingressos para o jantar show são vendidos na secretaria do Integrado UPF.