O Estúdio de Dança Jorge Rios de Passo Fundo, no norte gaúcho, foi selecionado para participar do Campeonato Mundial de Dança All Dance Internacional.
O grupo de 27 artistas embarca para Orlando, nos Estados Unidos, para se apresentar na competição que acontece de 27 de novembro a 2 de dezembro. Outros 12 acompanhantes, familiares dos dançarinos, também viajarão para assistir ao campeonato.
O estúdio participou da competição em 2019, quando foi premiado por 11 das 12 coreografias apresentadas. Criada em 2018, a escola de dança tem uma filial em Guaporé, na Serra. Entre os artistas selecionados para participar do campeonato, três são do município.
Os integrantes que representarão o estúdio nos Estados Unidos fazem parte da JR Company, que conta com quatro grupos de diferentes idades.
— Temos as turmas regulares de alunos e, em paralelo, as companhias, que nos representam em eventos públicos e privados, em festivais de danças e competições, aqui em Passo Fundo e em outros lugares também — explicou o sócio proprietário e dançarino Jorge Rios.
Para entrar nas companhias, os alunos devem ser convidados ou selecionados em um processo anual do estúdio.
Na competição, o grupo participou primeiro de uma seleção nacional onde, dependendo da pontuação, se classificaria para três categorias. São elas:
- All Dance Continental (7 a 8 pontos)
- All Dance Intercontinental (8 a 9 pontos)
- All Dance World (9 a 10 pontos) — a fase mundial que o time de Jorge participará.
— Por enquanto somos o único grupo brasileiro a participar do campeonato. Outros países como México, Panamá, Itália e Espanha também participam. Tem até grupos da África, então é um festival que abarca muitos países — disse Rios.
Entre os estilos que o grupo apresentará em Orlando está o ballet, jazz, danças urbanas e k-pop. Outra modalidade é a de danças técnicas, que abrange danças folclóricas da região ou país de origem de cada grupo.
Para essa última, os alunos de Jorge apresentarão danças gaúchas, representando o Rio Grande do Sul.