A 75 quilômetros de Passo Fundo está a Vila Evangelista, distrito pertencente ao município de Casca, no norte gaúcho. As primeiras famílias começaram a se estabelecer no local no início de 1892, com a fundação da Colônia de Guaporé. Cerca de 1.600 habitantes vivem no distrito que abriga a vila histórica e que conta com pouco mais de 100 moradores no perímetro urbano.
Além de casarões centenários à moda antiga e excelente gastronomia italiana em restaurantes como o La Taverna e Palazzo Vêneto, também é possível visitar pontos turísticos como a Gruta Nossa Senhora das Graças, Paróquia Santo Antônio, cascata do Peron, Garage do Mauro, Destilaria Leoneto Baio e ainda conhecer o antigo postinho Esso.
O local conta com opções de hospedagem em cabanas em meio à natureza como o Chalé da Cascata, Cabana do Imigrante e Cabanas Palazzo Vêneto.
GZH Passo Fundo separou pontos turísticos da Vila Evangelista que podem ser visitados com a família e amigos. É possível agendar tour através do telefone (54) 99933-0601, com o turismólogo do distrito de Casca, Marciano Giuriatti.
Conheça a Vila Evangelista
Paróquia Santo Antônio
A Paróquia Santo Antônio de Evangelista foi criada por decreto de Dom João Becker, arcebispo metropolitano de Porto Alegre, em janeiro de 1937. A paróquia pertenceu a Arquidiocese de Porto Alegre até agosto de 1959, quando passou à Diocese de Passo Fundo.
Segundo o turismólogo da vila, Marciano Giuriatti, o altar da igreja é revestido de mármore vindo diretamente da Itália no início dos anos 1950. A consagração do altar de mármore foi oficializada por Dom Vicente Scherer, em fevereiro de 1954.
A 100 metros da Paróquia Santo Antônio, por meio de uma trilha é possível chegar à Gruta Nossa Senhora das Graças, local visitado por devotos e turistas.
Cascata do Peron
A cascata fica localizada na área da propriedade da família Peron, em Evangelista. Para chegar até o local, é preciso percorrer uma trilha em meio a mata.
Segundo Giuriatti, muitas pessoas da região já conhecem o caminho e o realizam sem o auxílio de uma pessoa experiente. Para quem não conhece as redondezas, o ideal é estar acompanhado para garantir que o passeio saia conforme o planejado, permitindo ao visitante desfrutar da beleza natural no final da jornada.
Destilaria Leoneto Baio
Criada pela família Marchezi, a destilaria abre suas portas para o turismo oferecendo vinho, cachaça, licor, gim, vodka, rum e graspa para os visitantes. Todos os produtos são feitos de forma artesanal na Vila Evangelista.
A marca Leoneto Baio nasceu por meio do caçula da família, Aimar, que criou um alambique no porão da casa italiana onde mora com a esposa e os filhos. Segundo Aimar, conhecido como "Tito", a ideia da destilaria surgiu após conhecidos idosos afirmarem que a tradição de produzir a cachaça como os antepassados, em alambiques, estava se perdendo.
O nome do empreendimento tem um significado curioso, como lembra Tito.
— Leoneto Baio surgiu das lendas contadas para mim quando eu era criança. Essa lenda acabou se perdendo, mas ela falava de um animal, o "leoneto baio", que nós conhecemos como o puma ou onça parda. Hoje esse animal é o logo do nosso negócio — conta.
O contato para visitações ou compra dos produtos pode ser feito através do telefone (54) 9 9632-1680.
Garage do Mauro
Em frente à destilaria Leoneto Baio está a Garage do Mauro, coleção de carros antigos aberta aos domingos. As visitações também podem ser agendadas através do Instagram @carrosantigosevangelista.
Mauro Luiz Mezzomo, nascido em Evangelista e apaixonado por carros antigos, foi o idealizador do local, assim como o encontro de carros antigos na vila, que realizará a sua 10ª edição em 22 de setembro. Após a sua morte em 2022, a família decidiu seguir a paixão de Mauro e cuidar do local que ele havia construído com tanta paixão.
— Eu, minha mãe e minha filha estamos dando continuidade à paixão dele por carros antigos. Ele amava a Vila Evangelista e acreditava muito no potencial do local — afirma Marina, filha do idealizador.
Para o 10º Encontro de Carros Antigos não será cobrada taxa de inscrição e o almoço pode ser reservado até as 11h do dia do evento. O evento já se tornou internacional com a participação de um grupo de automobilistas apaixonados por carros antigos do Uruguai.
Postinho Esso
O posto de gasolina foi um audacioso empreendimento do comerciante Angelo Valiatti, em 1956. Na época, eram vendidos em média 20 tonéis de gasolina por semana. Com o encerramento das atividades comerciais em 1971, o posto foi fechado, mas a bomba permaneceu no mesmo local, no centro da vila.
Alimentação e hospedagem
La Taverna
Com gastronomia tipicamente italiana, o restaurante La Taverna possui menu de pizzas doces e salgadas além de um cardápio de carnes, massas e acompanhamentos, como a famosa polenta na chapa ou, para os imigrantes italianos, a polenta brustolada. O horário de funcionamento é sexta-feira (janta), sábado (almoço e janta) e domingo (almoço).
O restaurante La Taverna também promove um city tour por Evangelista e conta com hospedagem em uma charmosa cabana de madeira no meio da vila, chama de Cabana do Imigrante.
Contato para reservas: (54) 9 9629-8383 ou através do Instagram @latavernaeventos.
Palazzo Vêneto
Há mais de quatro anos o restaurante Palazzo Vêneto oferece aos moradores da região e turistas uma jornada autêntica na culinária italiana de segunda-feira a domingo, durante o almoço e jantar.
Localizado no coração da vila, o empreendimento conta com hospedagem para quem deseja passar um final de semana tranquilo na pacata Evangelista.
O proprietário do estabelecimento, Adelar Mariussi, afirma que tudo já foi um sonho, literalmente. Mariussi relembra que, antes mesmo de abrir o restaurante, ele chegou a sonhar que precisava de um local para hospedagem para atender melhor os clientes.
— Eu sonhei com os chalés construídos no alto da montanha, atrás da igreja histórica. Acabei comprando esse pedaço de terra e construí o que hoje são as nossas hospedagens. Eu sentia que, como a vila ainda não estava desenvolvida ao turismo na época, não teria visitantes suficientes para o restaurante — disse.
As reservas para a hospedagem nas cabanas e para o restaurante podem ser feitas através do telefone (54) 99647-3568 ou através do Instagram @palazzoveneto.
Chalé da Cascata
A 800 metros da Cascata do Peron está localizado o Chalé da Cascata, nome que surgiu por causa da proximidade dos chalés com a beleza natural. Desde 2022, o local tem o objetivo de alugar os chalés para pessoas que buscam por um descanso em meio à natureza.
O Chalé da Cascata oferece duas cabanas de madeira aconchegantes e que podem ser reservadas através dos contatos (54) 9 9905-5942 (Kade) ou (54) 9 97112225 (Rose).
Através do Instagram @chale_dacascata também é possível conferir vídeos e fotos do local.