Os preparativos das escolas de samba Acadêmicos do Chalaça e União da Vila estão na fase final para desfilar na Avenida Sete de Setembro no próximo sábado (13), quando o Carnaval de Rua volta a ser realizado com apoio do poder público em Passo Fundo.
Agora, as escolas lidam os detalhes finais das alegorias e fantasias para o desfile. A expectativa é que tudo fique pronto ainda na quinta-feira (11), disse o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Passo Fundo, Felipe Machado.
— O pessoal está com aquela empolgação. É agora que chega na reta final e todo mundo lida nos acabamentos — disse.
Neste ano, a Escola de Samba Acadêmicos do Chalaça entra na avenida com a proposta de samba-enredo "Santa Sara: Rogai por Nós! Salve o povo cigano!". Já a Escola de Samba União da Vila apresentará "O Circo da União da Vila, no Picadeiro da Vida".
Segundo Edson da Rocha Correa, um dos líderes da União da Vila, a expectativa para sábado está grande e todos estão nos ajustes finais.
— Estamos fazendo tudo para manter o pessoal mobilizado. Esses últimos dias estão sendo de uma correria grande para lidar nas alegorias, com ajustes de fantasia e da bateria. Estamos trabalhando até tarde todos os dias para deixar tudo pronto — conta.
As duas escolas serão avaliadas por uma comissão composta pela Liga Independente das Escolas de Samba e Secretaria Municipal de Cultura de Passo Fundo, como ocorre nos carnavais de capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.
— Existe um regulamento que exige no mínimo 150 integrantes de cada escola distribuídos por áreas do desfile, por exemplo. A comissão de frente deve ser composta por oito pessoas. A bateria tem que ter no mínimo 50 componentes, entre outras. Isso tudo será fiscalizado — explicou Machado.
Em janeiro, a prefeitura destinou R$ 150 mil para a organização, montagem de figurinos e alegorias para as escolas participantes do desfile. Inicialmente, a expectativa era que três escolas entrassem na avenida, mas a Academia de Samba Cohab I optou por não participar após problemas documentais na Receita Federal. Com isso, a escola decidiu ficar de fora da programação e os membros foram liberados para participar em outras escolas.
Montagem da estrutura
O desfile acontece na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Parque da Gare. Para a realização do evento, os motoristas devem ficar atentos aos fechamentos programados em razão da montagem da estrutura de arquibancadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, a avenida será totalmente fechada no sábado pela manhã. O início da montagem da estrutura está marcado para acontecer na quarta-feira (10), mas não terá fechamento pois o desfile acontece no sentido bairro-centro.
Já na quinta-feira (11), a montagem continua com a interrupção parcial da via no sentido centro/bairro. Na sexta-feira (12), será feita a distribuição das grades de contenção e a vistoria do Corpo de Bombeiros. Às 9h de sábado (13) a avenida será totalmente fechada para a pintura da pista do desfile.
Para o acesso nas arquibancadas será feita a distribuição de senhas, que estarão disponíveis para retirada a partir desta quarta-feira (10) na Secretaria de Cultura, localizada na Avenida Brasil Oeste, 792 (antiga prefeitura), e também com as escolas de samba. O acesso é gratuito.
Serviço
- O que: Carnaval de Rua de Passo Fundo
- Quando: sábado, 13 de abril
- Horário: a partir das 20h
- Acessos: gratuito
- Onde buscar senhas: na Secretaria de Cultura (Avenida Brasil Oeste, 792 - antiga prefeitura) e com as escolas de samba.