O desfile de Carnaval de Passo Fundo foi transferido para 13 de abril, confirmou a prefeitura de Passo Fundo na tarde desta quarta-feira (21). Até então, a previsão era que a festa acontecesse em 16 de março.
Conforme o comunicado, a nova data foi acordada em reunião do Conselho Municipal de Cultura depois que Passo Fundo foi contemplada no edital de Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do governo do RS, junto com outros 13 municípios gaúchos.
O adiamento tem relação com os trâmites legais necessários à contratação da estrutura física para o evento, como arquibancadas, sonorização, iluminação e atendimento às exigências de segurança. Conselho Municipal de Cultura, Liga Independente das Escolas de Samba e a Secretaria de Cultura concordaram com a data, reiterou a prefeitura.
Assim como em anos anteriores, o desfile acontece na Avenida Sete de Setembro. Participam as duas escolas que se inscreveram no edital de credenciamento aberto pela prefeitura.
Conforme a secretária municipal de Cultura, Miriê Tedesco, o Município chegou a cogitar a possibilidade de transferência do evento para 2025, pelo fato de apenas duas escolas terem sido credenciadas, mas o conselho optou pela realização do desfile.
— Recebemos essa demanda da realização do Carnaval de Rua e fomos em busca de recursos, nos valendo, então, destes valores do governo do Estado, através do edital do Pró-Cultura —disse.
Segundo o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Passo Fundo, Felipe Machado, os representantes da entidade ficaram satisfeitos com a manutenção do desfile de rua.
— As escolas de samba seguem trabalhando com muito empenho para apresentar o melhor na avenida. Esta decisão, através de uma votação, mostra que os artistas da cultura estão unidos em prol do Carnaval, sabem do nosso esforço e da nossa luta para manter a tradição dos desfiles em Passo Fundo — pontuou.
A prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Cultura buscará agregar outras atrações ao desfile, convidando blocos e instituições para que participem da festa.