Com mais de 16 mil obras em acervo, a Biblioteca Municipal Arno Viuniski de Passo Fundo tem as portas abertas para toda comunidade. Com projetos de "contação" de história e recreação nas escolas, a biblioteca recebeu 1,8 mil visitantes apenas no ano passado.
Já nos empréstimos de livros, a maioria procura pelo gênero romance, seguido da literatura estrangeira. Nesses gêneros, o público é majoritariamente feminino e de idade adulta. É possível acessar os livros através de um sistema online (veja o passo a passo abaixo).
— A gente tem um acervo atualizado e estamos sempre atentos ao mercado, acompanhando os lançamentos. Como atendemos toda a cidade, temos que prestar atenção tanto no público mais adulto quanto nas crianças. Mas nossa prioridade é o literário — explica a coordenadora do local, Vanessa Hickmann.
Mesmo competindo com as versões digitais, os livros físicos ainda têm sucesso pela cidade. Conforme a coordenadora, ainda há quem se surpreenda pelas edições impressas e procure as novas versões de livros clássicos que entram periodicamente no acervo da biblioteca.
Tomada de prateleiras, o ambiente é dividido por seções, contemplando os públicos infantil e juvenil, passando pela literatura estrangeira, brasileira e local, indo para a ficção, suspense e até de religião ou autoajuda. O local ainda oferece espaço para estudo, com acesso à internet e tomadas.
Entre os visitantes, o aposentado José Carlos de Camargo, 65 anos, foi um dos que retirou obras para ler em casa. Nesta semana, ele optou por um romance, em uma história de um amor impossível.
— Eu recomecei o hábito da leitura há pouco. Trabalhei um tempo fora, até uns dois anos atrás, e só quando voltei a cidade voltei a vir aqui. É melhor, pois podemos ler livros de graça, e muito bem cuidados. Não tem do que se queixar — relata o aposentado.
Projetos de contação de história e recreação
Para além do empréstimo de livros abertos a toda a comunidade, a biblioteca local também oferece projetos de extensão voltados exclusivamente à rede de educação: há contação de história, suporte às aulas e atividade no recreio escolar. A contação ocorre todas as terças e quintas-feiras, oferecidas para alunos desde a pré-escola até o ensino fundamental.
O serviço oferece a interpretação de obras, com visitação do local e contato dos pequenos com os livros físicos. A visita dura em média duas horas. São aceitos grupos de até 40 estudantes, e precisa ser agendada por telefone (54) 3311-1128.
— O objetivo é que as crianças saiam maravilhadas daqui, para que possam e queiram voltar. É um trabalho que precisa ser feito desde criança, de plantar a sementinha da leitura neles. E acredito que estamos conseguindo, a média é de 400 alunos todo o mês — comenta a coordenadora.
Já o projeto recreativo surgiu durante a pandemia de covid-19, quando a biblioteca passou a oferecer lives de interação com as crianças, na tentativa de oferecer a eles um momento leve, como um recreio escolar. O sucesso foi tanto que as atividades culturais se tornaram presenciais, e ocorrem quinzenalmente nas escolas municipais de ensino fundamental.
Na visita, os recreios da manhã e da tarde possuem a presença da biblioteca. Pela manhã, um artista da cidade comanda a atividade, com apresentação de músicas ou grupos de teatro. A tarde, há as atividades mais lúdicas, voltadas a interpretação de alguma obra literária.
Ainda, a biblioteca possui alguns exemplares dos mesmos livros para oferecer empréstimos às turmas, no projeto Sacola Literária. Desta forma, os professores conseguem retirar um grande número do mesmo livro, para que as turmas possam acompanhar as atividades, cada um com seu livro.
Como ter acesso à Biblioteca Municipal de Passo Fundo
Qualquer pessoa pode participar das atividades e pegar livros emprestados da Biblioteca Municipal de Passo Fundo. Para isso, basta realizar um cadastro ao apresentar RG, CPF e um comprovante de residência.
Para ter acesso à consulta de acervo online, basta incluir o nome do autor ou do livro e buscar pela unidade na biblioteca. No mesmo sistema, é possível fazer renovações, reservas e outros serviços se o usuário tiver login e senha cadastrados na biblioteca. O cadastro é sempre feito presencialmente e de forma gratuita.
- Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h
- Endereço: Rua Morom, 2019 — bairro Centro
- Telefone: (54) 3311-1128