Uma jornada de mais de 2,5 mil quilômetros por estradas da Argentina e Uruguai: assim se resume a mais recente expedição de 20 empresários do Auto Club Veículos Antigos (ACVA) de Passo Fundo, no norte gaúcho.
A aventura que aconteceu de 10 a 16 de outubro teve como destino a renomada AutoClásica, uma das maiores feiras de carros antigos do mundo, em Buenos Aires.
Os participantes, todos membros do ACVA, são proprietários de veículos de mais de 30 anos de história. Na expedição, todos os carros eram da Ford e incluíam modelos Galaxie e Maverick, todos equipados com motores V8, da década de 1970.
— Esses carros têm quase 50 anos e são verdadeiras relíquias. Mesmo assim, não enfrentamos nenhum problema mecânico durante a viagem — contou Deividi Nardi, responsável pelos eventos da ACVA.
"Aventura raiz"
A expedição, que se assemelha a uma grande aventura, não contou com suporte mecânico ou acompanhamento, o que exigiu coragem dos participantes.
— É uma verdadeira aventura raiz. Sair com carros tão antigos a tantos quilômetros é um desafio que poucos se atrevem a encarar — disse Nardi.
A feira AutoClásica na Argentina é uma das maiores do mundo dedicada a carros clássicos e esportivos, atraindo colecionadores e entusiastas de diversas partes do mundo.
O grupo de Passo Fundo não apenas participou da feira, mas teve a oportunidade de interagir com outros apaixonados por carros antigos, reforçando o laço entre os apaixonados por automobilismo.
Conforme Nardi, Passo Fundo abriga um dos maiores acervos de carros antigos do Brasil, com muitos colecionadores que possuem verdadeiras joias automotivas guardadas.
— É um orgulho para nossa cidade participar de um evento tão importante e mostrar ao mundo a nossa paixão por carros antigos. Muitas pessoas não sabem, mas temos um acervo significativo e importante aqui — explicou.
Com quase cem membros, o ACVA promove expedições anuais, é o maior clube de carros de Passo Fundo e um dos maiores do estado do Rio Grande do Sul.