Milhares de pessoas devem passar por Sarandi, no norte do Estado, neste fim de semana para participar da 14ª Romaria em honra ao Divino Pai Eterno. O evento ocorre anualmente no terceiro domingo de agosto e é considerado uma das principais programações católicas da região.
Neste ano, o tema da romaria é O Divino Pai Eterno e o Ano da Oração, com lema “Senhor , ensina-nos a rezar".
— Sabemos que o público pode chegar até 10 mil pessoas. Já temos confirmação de romeiros vindo das regiões de Alto Uruguai, Norte, Noroeste e também de Santa Catarina e do Paraná — disse um dos organizadores, Luiz Fernando Giovanini.
A programação inicia nesta quarta-feira (14) com as missas do tríduo. Neste ano, ainda haverá venda de pratos feitos pela comunidade, a partir de quinta-feira (16). Confira abaixo a programação completa.
Programação
A partir desta quarta até o sábado (17) acontecem as celebrações do tríduo na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, junto ao Santuário. Na quarta, às 18h30min, e na quinta e sexta-feira às 19h.
No sábado (17), haverá missa e benção da luz com a procissão luminosa às 18h30min.
Já no domingo (18), a programação da romaria inicia às 10h com a missa campal. Às 13h30min há reza do terço e às 14h missa de encerramento da romaria, na Praça da Matriz.
Ao meio-dia haverá venda de fichas para churrasco, pão com linguiça e marmitas com massa e galeto. Os devotos poderão almoçar no salão paroquial, onde serão disponibilizados utensílios para alimentação, mesas e cadeiras.
Durante a semana haverá venda de pratos como tortéi e lasanha, e quitutes como grostoli, sonhos, bolo, cucas e pães. A comercialização acontece no Salão Paroquial, na quinta e sexta-feira das 14 às 19h. No sábado ainda terá venda de porco e frango assado, das 8h às 13h.