Por Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas)
O ano de 2024 colocou à prova a força, a resiliência, a perseverança e o poder de superação do gaúcho. Desde o início de maio, devido à catástrofe ambiental que acometeu o Rio Grande do Sul, a população tem demonstrado um esforço incomum para a sua reconstrução. Todos, de alguma forma, fomos atingidos. Milhares de empresas ficaram inoperantes, trabalhadores perderam parte ou toda a sua renda. No setor supermercadista não foi diferente. Centenas de lojas enfrentaram muitas dificuldades.
Acredito que quanto mais pessoas e entidades estiverem envolvidas em ações que visem a geração de renda e desenvolvimento e crescimento econômico, todos serão beneficiados. Apesar deste difícil cenário, nos mantivemos convictos da importância da realização da 41ª Expoagas para toda a cadeia.
Mesmo com as dificuldades logísticas e de aeroporto, devemos ter um público recorde
Sabemos que, estruturalmente, não será igual às anteriores, pois a Fiergs foi duramente atingida. Porém, ocorrerá com muita dedicação de pessoas que acreditam na força da superação. Projetamos que esta será a maior, com 496 expositores e R$ 700 milhões em negócios. Mesmo com as dificuldades logísticas e de aeroporto, devemos ter um público recorde.
A qualidade, a diversificação e a competitividade dos nossos fornecedores são um modelo para todo o Brasil. Temos certeza de que a Expoagas 2024 será uma grande vitrine para o crescimento e a superação da nossa indústria regional. Teremos um grande centro de entregas e de oportunidades criadas e faremos do evento um palco para reivindicações e cobranças.
Se os líderes públicos têm o plenário e a casa do povo para as suas manifestações, é em momentos como este, de união e representatividade, quando estamos de mãos dadas com toda a cadeia do abastecimento, que precisamos fazer valer a nossa voz e buscar melhores condições para todos. Mas de forma organizada e com pautas pontuais, sem extremismos e, em um jargão popular, sem “xingarmos o juiz”.
A bola está em jogo e precisamos ser jogadores desta grande partida, sempre capitaneados pelo nosso treinador, que é o governador do Estado, para conduzirmos este grande Estado à vitória. A Expoagas 2024 escreverá uma bonita página na história de todos nós: a da superação.