Por Irmã Celassi Dalpiaz, diretora do Colégio Santa Inês
Ao findar um semestre letivo, nos damos conta da importância de uma pausa que revigora e conecta, além de fortalecer laços com quem cuida e educa. Tendo ciência desse valor, gostaria de destacar a importância da caminhada conjunta. Como educadores, temos o privilégio de testemunhar diariamente o desenvolvimento de seus filhos.
Juntos, podemos criar uma atmosfera que promova o crescimento acadêmico, emocional e social de nossos estudantes
No entanto, reconhecemos que esse progresso não é possível sem o envolvimento ativo e o apoio incansável da família. A conexão entre escola e família é parte essencial no processo da educação integral. Dessa forma, o impacto do nosso trabalho se torna profícuo e transformador. À medida que nos aproximamos do segundo semestre do ano letivo, lembramos que a educação é uma jornada contínua, e é vital que todos encontremos momentos de renovação.
Encorajamos vocês a reservarem tempo para relaxar e se reconectar com seus filhos, oferecendo-lhes algumas possibilidades de continuarem o seu desenvolvimento experienciando outras oportunidades de aprender. Cabe a cada família propor um momento de estarem juntos, de forma acolhedora, um passeio cultural, boas leituras, contato com a natureza, um bom filme em família, menos telas e mais exercícios ao ar livre. Não são atividades grandiosas em custos, mas ricas em valores e conexão. Tendo em mente essas possibilidades, precisamos renovar nosso compromisso com a educação de nossos filhos e reafirmar os valores que compartilhamos como comunidade escolar. Juntos, podemos criar uma atmosfera que promova o crescimento acadêmico, emocional e social de nossos estudantes.
Famílias, tenham a certeza de que suas contribuições não passam despercebidas. Na certeza de que, juntos, buscamos formar o estudante como uma pessoa integral, sigamos em unidade, conectados no essencial e focados numa presença transformadora. Que essa pausa que revigora e conecta nos traga insights transformadores em nossa forma de estarmos juntos e de educar.