Por Fábio Branco, prefeito de Rio Grande
Vem da água nossa história, vem da água nosso futuro. Não precisa ser um grande conhecedor da cidade de Rio Grande para entender o quão verdadeira é essa afirmação. Uma simples olhada no mapa é suficiente para perceber a força que o oceano, os lagos e as lagoas têm para a região Sul.
Preservar as águas salgadas e doces e, ao mesmo tempo, aproveitar seu potencial para gerar desenvolvimento econômico são as bases do que se definiu como economia azul ou economia do mar. Apesar de ser um conceito relativamente novo e pouco difundido, Rio Grande atua de modo organizado e consistente para se tornar um polo desta visão – que gera oportunidades, riqueza e sustentabilidade.
Estimular a economia azul, além de respeitar uma vocação histórica, é olhar com mais alegria para o amanhã
São inúmeras as ações que nos fazem navegar nesse rumo. Promovemos a melhoria na infraestrutura do Balneário Cassino, assinamos o acordo de cooperação para transição energética e hidrogênio verde junto ao Estado, potencializamos a revitalização do porto histórico, promovemos o desenvolvimento da pesca costeira sustentável, desenvolvemos um plano turístico voltado às águas e fomentamos startups e a tecnologia portuária.
Para avançar na agenda e também estimular o envolvimento de outros setores neste esforço, Rio Grande sedia o 1º Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul do Rio Grande do Sul. Ao longo de três dias, poder público, entidades e grandes nomes ligados a esse eixo de desenvolvimento – como o comandante da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Ruud, e o velejador Lars Grael – participam de discussões para colher boas práticas e estruturar os próximos passos deste ousado projeto.
Rio Grande é um verdadeiro mosaico de águas. Neste emaranhado, uma biodiversidade rica e um povo que não desiste nunca de renovar sua esperança. Estimular a economia azul, além de respeitar uma vocação histórica, é olhar com mais alegria para o amanhã. A cidade das águas também será a cidade das oportunidades.