Por Daniel Randon, Presidente das Empresas Randon e do Conselho do Transforma RS
Ao presenciar as soluções apresentadas na última Mercopar, em Caxias do Sul, entre as maiores feiras de negócios e inovação industrial da América Latina, que se transformou em referência em conexões estratégicas e geração de negócios, podemos afirmar que o Brasil já tem muito a comemorar no Dia Nacional da Inovação. A data de 19 de outubro foi criada para dar suporte ao desenvolvimento e para homenagear a ousadia de Santos Dumont que, em 1901, circundou a Torre Eiffel com seu dirigível. Hoje, mais do que a coragem de Dumont, é preciso ter ações efetivas voltadas a uma economia verdadeiramente sustentável.
Para transformar os ambientes de negócios é importante criarmos um ecossistema de inovação, envolvendo a colaboração entre pessoas, empresas, academia, entidades e organizações públicas e privadas. E unindo as práticas de ESG às modernas tecnologias como manufatura 4.0, nanotecnologia, transformação digital e outras.
Um ecossistema de inovação integrado por todos os atores transforma o ambiente de negócios
Já integramos os rankings latino-americanos, mas é possível avançar em âmbito mundial. Em 2022, avançamos três posições no Índice Global de Inovação (IGI), subindo para a 54ª posição dentre os 132 países pesquisados.
É preciso persistir e ser arrojado na solução de dores que impedem um crescimento mais robusto. Temos gente qualificada e criativa. O efetivo resultado exige capital humano analítico capaz de processar corretamente os dados computados pela máquina que não toma decisões.
Cabe sempre reforçar que a inovação é uma condição para a sobrevivência e diferenciação, além de um divisor de águas na história recente do mundo e do Brasil. E, de novo, precisa estar ancorada em modelos que priorizem o respeito ao meio ambiente, seja na agricultura, na energia, na saúde e na educação e, ainda, nas cidades inteligentes.
O fenômeno das startups dá boas lições ao mundo corporativo tradicional. De maneira disruptiva, elas propõem soluções simples, diferenciadas e acessíveis para segmentos até então desconhecidos ou até mesmo negligenciados. Eventos como o South Summit e o Gramado Summit que apoiam e congregam essas iniciativas, são um bom exemplo de como podemos estimular um ambiente de conhecimento a favor do crescimento.
Inovar é antecipar o futuro e se preparar para ele construindo um mundo melhor, harmonicamente desenvolvido e inclusivo. A missão é permanente. Inovar é para todos.