Por Pedro Valério, diretor executivo do Instituto Caldeira
Mercados são conversações. Esta é a primeira das 95 teses do livro "The Cluetrain Manifesto", escrito em 1999 por Rick Levine, Christopher Locke, Doc Searls e David Weinberger.
O Manifesto detalha as inúmeras mudanças ocorridas no relacionamento entre empresas e clientes após a internet. Segundo os autores, a rede teria resgatado o diálogo entre ambos. No livro, eles destacam que eram nos mercados que surgiam as curiosidades, as trocas, e então a linguagem se desenvolveu, ficando mais ousada e sofisticada.
O Instituto Caldeira nasceu assim, das múltiplas conversas sobre a necessidade de se criar conexões para tornar o ecossistema de inovação do RS mais forte e competitivo. Nós sabemos da importância da conversa acontecer e do seu potencial para a geração de ideias, conexões e negócios. O Caldeira busca conversar com todo mundo, o tempo todo. Dialogar com startups, grandes empresas e poder público sempre esteve no DNA do Instituto, e seguimos focados em disseminar esse propósito para além das nossas fronteiras.
Essa transformação também está acontecendo na nossa cidade. Com a chegada da 1ª edição do South Summit, um importante capítulo será escrito na capital gaúcha
Por isso viemos em missão para os EUA. Uma missão que tem como objetivo expandir as nossas conversas para empreendedores, investidores e inovadores do mundo todo, conectando o nosso Estado e as empresas gaúchas com os principais centros de inovação do planeta.
O Instituto chega a um dos maiores eventos de criatividade e tecnologia da história, o SXSW. Criaremos novas conexões, novas trocas e novos diálogos entre os agentes transformadores desse grande festival. O SXSW ajudou a forjar e a construir a cidade de Austin como um centro gravitacional da inovação, tecnologia e empreendedorismo a nível global.
Essa transformação também está acontecendo na nossa cidade. Com a chegada da 1ª edição do South Summit, um importante capítulo será escrito na capital gaúcha. Esta é uma peça fundamental para a construção de uma nova capital - uma cidade orientada para o empreendedorismo e para o fomento de negócios contemporâneos.
São estes eventos que nos inserem em diálogos globais com quem está na fronteira da inovação. E o Instituto Caldeira segue fazendo o que sempre fez, dialogando com todos, o tempo todo.