Por Rafael Fonseca, fisioterapeuta
"Deve-se viver a vida olhando para a frente, mas só
Se pode entendê-la olhando para trás"
Kierkegaard
As bodas de Ouro da fisioterapia reconhecida como profissão se comemora este ano no Brasil e hoje se celebra o dia do fisioterapeuta; profissional este que faz parte do dia a dia de muitas pessoas e da vida das pessoas através do trabalho de recuperação funcional de forma mais rápida, seja após uma lesão, uma cirurgia, no futebol e, nas ínfimas modalidades de terapias disponíveis.
Na guerra mundial onde se lutava pela supremacia de um país sobre o outro os soldados no fronte que eram parte da máquina bélica sofriam lesões corporais e mutilações, outros não tinham sorte acabavam morrendo; para os que restavam debilitados, fracos, encontravam seu alento junto a uma pessoa que se dedicava ao alívio das dores e sofrimentos e a sua recuperação funcional reinserindo-os às atividades do dia a dia. O fisioterapeuta usava os agentes físicos de forma experimental como, correntes elétricas, movimento, massagens, calor, frio para auxiliar o corpo no seu restabelecimento dando origem às várias modalidades técnicas que foram se aprimorando ao longo do tempo. No Brasil a história da Fisioterapia inicia em 1879, com a criação do primeiro setor de eletroterapia na Santa Casa do Rio de Janeiro e, em 1929, instala-se o serviço de Fisioterapia no Hospital das Clínicas em São Paulo.
Passados 50 anos, é indissociável a fisioterapia dos processos de cura, prevenção, promoção da saúde física trazendo benefícios fisiológicos, entre muitos o bem estar. O toque se tornou a marca do profissional, comprovado cientificamente que a energia das mãos é capaz de atenuar dores, tensões, e desordens osteo-mioarticulares. Mas, estamos além disto: baseando nossas práticas à evidências científicas, nos especializamos na expertise de lidar com o outro ao utilizarmos recursos da mais alta tecnologia seja numa UTI hospitalar, agregando valor na assistência, nas terríveis amputações que eram irreversíveis que agora possibilitam a um atleta ganhar medalhas, clínicas com requinte tecnológico onde a palavra "nunca" é ignorada, fazendo com que o paciente consiga superar seus limites e quebrar barreiras impostas pela incapacidade.
Como profissionais reconhecidos e inseridos, exercendo um papel determinante na vida das pessoas, queremos celebrar nosso dia e nos congratular junto aos nossos pacientes que nos procuram e acreditam em nosso trabalho devolvendo-lhes a esperança e qualidade para sua vida. Que estes sejam os primeiros 50 anos de respeito, amor, dedicação ao próximo,somos todos nós juntos acabando com o fatalismo e encontrando novas formas de reinvenção