Por Ana Paula Carvalho de Medeiros, procuradora da República e Leomar Daroncho, procurador do Trabalho
A mitologia descreve o centauro, ser híbrido, com a racionalidade humana e características dos equinos.
É grande a importância do cavalo no Brasil. Além da lida no campo, o animal está presente no turismo, em competições e na equoterapia. Estima-se que a agroindústria do cavalo gere R$16 bilhões/ano.
A cultura gaúcha reverencia o animal. Luiz Carlos Borges canta a visceral ligação do peão com seu cavalo. É trágico o fim do peão incumbido de sacrificar seu parceiro, já sem utilidade:
"Acharam Florêncio morto
Por cima do seu cavalo
Alguém que andava no campo
Viu um centauro sangrado
Caídos no mesmo barro
Voltando pra mesma terra
Que deve tanto ao cavalo
E tanto a Florêncio Guerra"
Fora do espaço lúdico, Fernanda Sández descreve, em La Argentina Fumigada, a relação entre os agrotóxicos e as enfermidades de um país envenenado. Narra os efeitos da exposição a longo prazo de trabalhadores e comunidades. Conclui que nas áreas de pulverização aérea o céu é uma ameaça, e desconstrói a tese de que "a dose faz o veneno" ou "tudo é uma questão de dose".
O problema não se limita às intoxicações agudas: há vasta literatura relacionando a exposição continuada a agrotóxicos à depressão, distúrbios do desenvolvimento cognitivo, Parkinson, hipotireoidismo, infertilidade, aborto, anencefalia, espinha bífida, malformações cardíacas e intestinais e câncer.
Sández é cortante ao relatar a ideia de um aluno da escolinha rural de Areco, atingida por sucessivas pulverizações: "Coloquemos um haras junto à escola". Observara que os aviões preservavam os locais de criação de cavalos.
A expressão "dose pra cavalo" supõe que o robusto animal necessitaria de doses elevadas para sentir determinados efeitos. A solução do guri de Areco ecoa para que pensemos que mesmo os equinos devem ser protegidos tanto dos banhos de veneno quanto do microenvenenamento. Evidencia que a preservação já ocorre, por interesse econômico, quando a ganância dissocia o homem do cavalo.